Editor-geral da União

AGU sugere capa de revista em notificação extrajudicial à IstoÉ

Autor

19 de outubro de 2021, 15h19

A Advocacia-Geral da União enviou notificação extrajudicial à IstoÉ em que, entre outros pedidos, sugere uma capa alternativa à publicação como direito de resposta ao presidente Jair Bolsonaro. As informações são do portal Jota, confirmadas pela ConJur.

Reprodução / IstoÉ
Capa da revista IstoÉ da última semana provocou notificação extrajudicial da AGU
Reprodução/IstoÉ

A notificação foi motivada pela última capa, publicada na última sexta-feira (15/10). A revista estampou uma imagem do presidente Bolsonaro em alusão a Adolf Hitler com o título: "As práticas abomináveis do mercador da morte".

A imagem se utiliza de um artifício gráfico em que a palavra "genocida" remete ao bigode do líder nazista. "O Brasil está enfrentando seu momento Nuremberg [tribunal que julgou crimes do regime nazista]. É hora de compreender a extensão da catástrofe perpetrada pelo presidente e por seus asseclas. E é o que a comissão está fazendo", publicou a revista.

Na notificação, a AGU sustenta que a capa da revista "não condiz com a verdade dos fatos" e que a reportagem atinge direta e indevidamente a imagem de Bolsonaro como presidente da República tanto no Brasil como no exterior.

"O periódico, estranhamente, omisso sobre os programas e avanços públicos desenvolvidos pelo Estado brasileiro na seara da saúde desde o início da crise sanitária, no que repercute em difusão de informações dotadas de parcialidade, com prejuízos não só ao agente alvo de infundada criminalização, mas ao público leitor, o que corrobora a pertinência deste pedido de resposta", diz trecho da notificação.

Reprodução / AGU
Capa proposta pela AGU como direito de resposta exalta feitos do governo Bolsonaro e mostra o presidente abraçado por populares
Reprodução

A AGU recomenda que a IstoÉ, em sua próxima edição, publique uma capa alternativa àquela que motivou a notificação, dessa vez, exaltando os feitos do presidente. Na imagem proposta pelo advogado da União, o mandatário aparece abraçado por populares e em um desfile de 7 de Setembro.

O documento é assinado pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco, pelo procurador-geral da União, Vinicius Torquetti Rocha, e por Bruno Luiz Dantas de Araújo Rosa, adjunto do AGU.

Por fim, a AGU afirma que, se a revista se recusar a conceder direito de resposta, será acionada judicialmente.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!