Ação social

Novo instituto vai difundir Direito na periferia com voluntariado

Autor

15 de outubro de 2021, 13h16

A constatação de que é nos locais onde há mais demanda que o Direito mais falta levou um grupo de advogados e estudantes a criar o Instituto Direito e Periferia (Idep). O lançamento do projeto acontece nesta sexta-feira (15/10) a partir das 18h, com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski; e de Juliana Borges, autora do livro "Encarceramento em massa". A mediação será feita pela jornalista Daniela Lima. (Clique aqui para assistir)

A meta do Instituto é difundir a solução jurídica para os problemas mais recorrentes nas regiões periféricas. Ele oferecerá assessoria jurídica para associações comunitárias e organizações, além de promover cursos e seminários gratuitos.

Divulgação
Na abertura, o programa de lançamento terá saudações do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz; do ator Gregório Duvivier; do coordenador de Fomento da Fundação Tide Setubal, Wagner Silva (Guiné); Pedro Abramovay, da Open Society Foundations; Mafoane Odara, diretora do Facebook Brasil; Marco Aurélio de Carvalho, do Grupo Prerrogativas; e Walfrido Warde, presidente do IREE, Instituto Para Reforma das Relações Entre Estado e Empresa.

Segundo o presidente do Idep, Marco Aurélio Belem, os voluntários do Instituto se organizam em ligas, por áreas do Direito. As que têm apresentado maior demanda são relações de consumo, regularização fundiária, direito do trabalho, família, penal e seguridade social.

Mas a entidade quer difundir também informação sobre empreendimentos, criação de empresas, tanto para a solução de casos concretos como para informação geral, com cartilhas e cursos. "Desde que começamos o projeto, constatamos que a democratização das noções básicas de Direito é gênero de primeira necessidade na periferia", afirma Belem.

Atualmente, o Idep conta com 100 voluntários em suas ligas. Escritórios e advogados que queiram participar do projeto podem entrar em contato pelo email [email protected] ou pelo celular (11) 941 236 952.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!