Aberto a não estudantes

UFRRJ abre inscrições para curso sobre gênero e direitos humanos das mulheres

Autor

14 de outubro de 2021, 15h08

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro abriu as inscrições para o curso de extensão, online e gratuito, "Gênero e direitos humanos das mulheres", com vagas para alunos e servidores da instituição e para o público externo. O período de matrícula vai até 18 de outubro.

Divulgação
Campus de Seropédica da UFRRJ
Divulgação

O curso será coordenado pelos professores de Direito da UFRRJ Marcela Miguens e Rulian Emmerick, com colaboração da estudante Júlia Vasques Siqueira.

O programa abordará questões relativas às desigualdades de gênero e à violência contra a mulher. As aulas serão ministradas pelos professores coordenadores do projeto e professoras convidadas que desenvolvem pesquisas específicas sobre o tema.

Serão abordadas as questões relativas ao conceito de gênero e suas interseccionalidades; os sistemas internacionais e interno de proteção dos direitos humanos das mulheres; a violência política e institucional de gênero; as políticas públicas de enfrentamento às formas de violência contra a mulher; as relações de gênero e o sistema punitivo; a Lei Maria da Penha e os avanços e retrocessos na proteção às mulheres em situação de violência; feminicídio e sua inclusão no ordenamento jurídico brasileiro; e os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.

O curso, online e gratuito, terá carga horária de 30 horas. Há 30 vagas, sendo 15 reservadas para alunos e servidores da UFRRJ e 15 para o público externo.

Clique aqui para se inscrever

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!