Consultor Jurídico

Professor de federal não pode manter benefício ao mudar de instituição

11 de outubro de 2021, 21h48

Por Redação ConJur

imprimir

Professores de ensino superior não podem transitar entre instituições federais e manter os benefícios e progressões conquistados no cargo anterior, mesmo se afastados com pedido de decaração de vacância. Com esse entendimento, a 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou a manutenção do enquadramento funcional de um professor universitário.

Reprodução
Reprodução

O autor ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, após ser enquadrado na classe inicial da carreira, acionou a Justiça para manter a progressão funcional e as vantagens obtidas em outras três instituições. O pedido foi negado em primeiro grau, mas a decisão foi reformada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

No STJ, o ministro relator, Sérgio Kukina, apontou que a existência de uma carreira de magistérios superior não autoriza os docentes a transitar entre entidades de ensino e manter suas vantagens adquiridas.

O magistrado lembrou que o artigo 6º da Lei 12.772/2012 não permite a continuidade em cargos distintos. Kukina também acrescentou que as universidades têm autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial. Com informações da assessoria do STJ.

Clique aqui para ler o acórdão
REsp. 1.733.150