Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de seminários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia da Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os eventos online tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

6/10 a 8/10
9h — Congresso internacional de inovação, Direito Digital e proteção de dados —Opice Blum Academy promove evento que 
reunirá os sócios do escritório, Renato Opice Blum, Marcos Bruno, Rony Vainzof, Camilla Jimene, Caio Lima e Alessandra Borellie outros renomados especialistas do segmento. Entre os temas que serão discutidos estão "Startups sob a perspectiva da LGPD" e "Legal Design". Clique aqui para se inscrever. 

7/10 e 8/10
8h45 —  Expojud — O evento que reúne especialistas sobre Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema de Justiça do Brasil irá receber o sócio fundador da Pro Solutti, Rodrigo Valverde,  para falar sobre "Mercado financeiro e advocacia: a revolução da década", no painel que ocorre às 10h10. A programação se estende durante todo o dia. Clique aqui para se inscrever. 

9h — A pandemia e seus reflexos no mundo do trabalho — O TRT-15 promove a 21ª Edição do Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho. Organizado pela Escola Judicial da Corte e pelo Instituto Jurídico de Incentivo ao Estudo do Direito Social (Injieds), o evento reúne especialistas do Brasil e do exterior que discorrerão sobre o direito do trabalho emergencial; os conflitos coletivos; a ação civil pública no contexto pandêmico. Clique aqui para se inscrever.

17h —  Caarj 4.0 nas faculdades — A abertura terá como convidada a advogada trabalhista Mônica Alexandre dos Santos, vice-presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas e membro do Instituto dos Advogados do Brasil, ao lado dos presidentes da OAB-RJ, Luciano Bandeira, e da Caarj, Ricardo Menezes. Clique aqui para acompanhar. 

7/10, 8/10 e 9/10
19h15 — Direitos da Seguridade Social — Perspectivas — O evento promovido pela Escola Superior da Magistratura Federal do Estado de Santa Catarina contará com a presença dos ministros do STF Luís Roberto BarrosoGilmar Mendes, e do STJ Sérgio Luiz Kukina, além de desembargadores, juízes federais e juristas. Clique aqui para se inscrever. 

8/10
9h — Economia Digital — Desafios e segurança em criptoativos — Evento promovido pelo Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) contará com a presença do ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, do STJ; de Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitconi; Isac Costa, professor e consultor em regulação e inovação financeira, e de Vanessa Butalla, diretora executiva de Jurídico, Compliance e Regulação do Grupo 2TM. A moderação fica a cargo do desembargador Ruy Florence, do TJ-MS. O evento contará também com as presenças dos desembargadores Marco Villas Boas (TJ-TO), presidente do Copedem e diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense, e Caetano Levi (TJ-MG), diretor presidente da Escola Nacional da Magistratura. Clique aqui para acompanhar. 

11h — Dispensa coletiva: há necessidade de negociação coletiva prévia? — O procurador do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro e professor de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense Cassio Casagrande será um dos palestrantes. O evento será aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez. Clique aqui para acompanhar.

13/10
18h  — Os desafios para a defesa da concorrência no Brasil — Promovido Centro Mackenzie de Liberdade Econômica e a Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o evento contará com a presença do presidente do Cade, Alexandre Cordeiro. A mediação da conversa será feita pelo professor Vicente Bagnoli, responsável pela disciplina "Competition Policy for Economic and Human Development", do programa de pós-graduação de Direito Político e Econômico da faculdade. Clique aqui para se inscrever.

15/10
9h — Encontro Internacional "Justiça de Transição: Cicatrizes de um Passado Presente" — Promovido pela Defensoria Pública de São Paulo, o primeiro encontro terá o tema "Justiça de Transição e Poder Judiciário Brasileiro", com a mediação do defensor público Pedro Ribeiro Agustoni Feilke e palestras de Cristiano Paixão (professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília) e de José Carlos Moreira da Silva Filho (professor no programa de pós-graduação em Ciências Criminais na Escola de Direito e na Escola de Humanidades da PUC-RS). Clique aqui para acompanhar. 

18/10 a 19/10
9h — 8º Congresso CAM-CCBC de arbitragem — O Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC) promove evento que aborda o hoje e o amanhã da arbitragem, o método mais utilizado na resolução de disputas comerciais complexas no mundo.  A edição deste ano será 100% digital e gratuita. Clique aqui para se inscrever.

19h — Corrupção na Saúde — O escritório Davi Tangerino e Salo de Carvalho Advogados, em parceria com a Faculdade Palotina (Santa Maria/RS) e o Observatório da Corrupção em Saúde (Unilasalle/RS), promovem o evento que reúne palestras focadas em estudos de casos e que abordarão os distintos níveis de resposta jurídica (penal, administrativa e política) por ilícitos praticados na área da saúde, tais como corrupção (ativa e passiva), fraude à licitação, ausência de repasse de cotas obrigatórias e superfaturamento em contratos. Clique aqui para acompanhar.

22/10
9h — Encontro Internacional "Justiça de Transição: Cicatrizes de um Passado Presente" — Promovido pela Defensoria Pública de São Paulo, o encontro terá o tema "Regimes autoritários na experiência sul-americana". A mediação será feita pelo defensor público Gustavo Mac Cracken. Os palestrantes serão Federico Gaitan Hairabedian (advogado argentino que atuou no julgamento do caso dos "voos da morte" na Argentina); Gloria Elgueta (ex-membro do Movimento de Esquerda Revolucionária, e irmã de Martín Elgueta Pinto, detido e desaparecido desde 1974 na ditadura de Pinochet no Chile); e Virginia Martínez (cineasta e autora de Los fusilados de abril e Tiempos de dictadura). Clique aqui para acompanhar. 

26/10 a 27/10
9h — Congresso Ebradi reúne especialistas de renome para discutir as reformas legislativas e seus impactos no Direito — Entre os especialistas que vão participar dos debates, estão Ives Gandra Martins, Renato Opice Blum (presidente da Associação Brasileira de Proteção de Dados (ABPDados e patrono da Ebradi), Fredie Didier (membro da Associação Internacional de Direito Processual (IAPL), Suzana Cremasco (vice-presidente de Comunicação da Camarb — Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial-Brasil), Marco Aurélio Mello (ministro aposentado do STF), Francisco Müssnich (ex-auditor do Tribunal Pleno do STJD), Guilherme Nucci (desembargador do TJ-SP e patrono da Ebradi), Tales Catta Preta (professor de Direito Empresarial das Faculdades Milton Campos) e Ives Gandra Filho (ministro do TST). Clique aqui para se inscrever.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 7 de outubro de 2021, 8h18

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 15/10/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.