Gol em impedimento

STJ anula provas obtidas em invasão policial à casa de suspeito de tráfico

Autor

6 de outubro de 2021, 12h28

A autorização do morador para ingresso em seu domicílio, quando não houver mandado judicial, deve ser registrada pelos policiais em áudio e vídeo, para não haver dúvida acerca desse consentimento, nem da legalidade da ação. Além disso, a entrada deve ter fortes razões que a justifiquem, não bastando a referência à desconfiança policial ou a mera atitude suspeita.

Wikimedia Commons
A polícia invadiu uma casa em que
havia uma plantação de maconha
Wikimedia Commons

Esse entendimento, estabelecido recentemente pela 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, foi adotado pelo colegiado para anular as provas obtidas pela polícia após a invasão do domicílio de um suspeito de tráfico de drogas. Por unanimidade, os ministros acolheram o pedido da defesa, segundo a qual a polícia entrou na casa sem autorização.

De acordo com os autos, a polícia foi até a residência do suspeito a partir de denúncias anônimas de que ele estaria cultivando maconha no local e traficando a droga. Os policiais alegaram ter avistado uma estufa por cima do muro de uma casa vizinha e sentido forte cheiro de maconha.

Essa foi a justificativa para a entrada na residência do vizinho, a partir da qual a polícia acessou o imóvel do suspeito. Os policiais apreenderam mudas e plantas grandes de maconha, sacolas com plantas já secas e uma balança de precisão, entre outros objetos — provas que fundamentaram a condenação por tráfico de drogas.

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) considerou legal o ingresso da polícia nas residências, a partir da informação de que os agentes teriam sido autorizados pelos moradores e agido em situação de flagrância de crime permanente.

Porém, o ministro Antonio Saldanha Palheiro, relator do Habeas Corpus no STJ, afirmou que essas razões não sustentam o ingresso forçado na casa onde foram apreendidas as drogas, pois, diante das denúncias, seria possível que a polícia solicitasse um mandado judicial.

"Conforme declarado pelos próprios agentes, houve diversas denúncias de que na residência se praticava o tráfico de drogas, além de ser possível visualizar a estufa de fora da casa, circunstâncias que demonstram ser plenamente possível a solicitação de mandado judicial para busca e apreensão, o que não ocorreu", observou o relator, considerando que nada indicava a urgência do ingresso no imóvel.

Para o magistrado, a decisão da corte estadual foi contrária ao mais recente entendimento da 6ª Turma do STJ, segundo o qual o consentimento para o ingresso dos policiais sem mandado deve ser comprovado pelo Estado. Além disso, não se verificou a justa causa para a ação policial, pois, em conformidade com aquele precedente, a invasão domiciliar sem mandado exige uma situação anterior que leve à conclusão sobre a ocorrência de crime no local e sobre a necessidade de sua interrupção imediata.

Ao reforçar o entendimento pela anulação das provas, Antonio Saldanha Palheiro destacou que os policiais também entraram na residência vizinha sem o consentimento comprovado do morador — fato que, por si só, já seria suficiente para gerar a nulidade de todos os atos seguintes, em razão da teoria dos frutos da árvore envenenada. Com informações da assessoria de imprensa do STJ.

Clique aqui para ler o acórdão
HC 561.988

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!