Consultor Jurídico

Agenda de seminários: acompanhe debates jurídicos na internet

1 de outubro de 2021, 8h17

Por Rafa Santos

imprimir

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Reprodução
Desde o início da epidemia da Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os eventos online tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

1/10
9h30 — O uso do seguro garantia com cláusula de retomada na nova Lei de Licitações — Entre autoridades e especialistas convidados para o seminário, participam da abertura o ministro do STJ e coordenador acadêmico da FGV Conhecimento, Antonio Saldanha Palheiro, e o ministro do TCU e coordenador acadêmico do ciclo de webinars, Benjamin Zymler. Clique aqui para se inscrever. 

9h30 —  8º Seminário Internacional Direito, Tecnologia & Inovação —  Evento é promovido pela PUC-RS, Grupo de Estudos em Direitos Fundamentais e Grupo de Estudos em Proteção de Dados do PPGD da PUC-RS, IDP — Centro de Estudos Europeus e Alemães, CDEA, PPGD da UFRGS, PPGD CESMAC, Rede Direito Civil Contemporâneo —, Universidade de Granada e Cátedra Jean Monnet. A programação reúne especialistas brasileiros e de universidades da Alemanha, Canadá e Portugal. Clique aqui para ver a programação completa e se inscrever.

11h — Conseguro 2021 — O presidente do STF e do CNJ, ministro Luiz Fux, é o destaque do último dia da conferência do setor de seguros, evento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Durante a palestra, o ministro vai abordar a "Segurança Jurídica nos Tempos Atuais". Clique aqui para se inscrever.

12h —  Conferência Latino-americana sobre proteção de dados e inteligência artificial — O Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da FGV Rio promove evento focado nos principais desafios e oportunidades da implementação da IA na região, no que diz respeito à proteção de dados. Clique aqui para se inscrever. 

17h30 — O Ministério Público de uma nova era — reflexões e projeções — A solenidade de abertura terá as presenças dos presidentes do CNMP, procurador-geral da República Augusto Aras, do CNPG, procuradora-geral de Justiça do Amapá Ivana Lúcia Franco Cei, da Conamp, Manoel Murrieta, e do procurador-geral de Justiça do MP-RS Marcelo Dornelles. A programação completa pode ser acessada aqui. O evento também terá a participação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que fará a conferência de encerramento. O governador Eduardo Leite (RS) também estará presente no evento. Clique aqui para acompanhar. 

20h — Futuro das relações de trabalho e mudanças na legislação  — O ministro Alexandre Belmonte, do TST participa de encontro promovido pela Universidade Veiga de Almeida que abordará as principais mudanças nas relações de trabalho desde a reforma trabalhista de 2017, incluindo as medidas provisórias criadas durante a pandemia que flexibilizaram vínculos empregatícios. Clique aqui para acompanhar. 

4/10
18h30 — O marco temporal e a questão das terras indígenas — A abertura da reunião será feita pela diretora-geral da Emerj, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, e pelo juiz André Nicolitt.  O encontro terá a participação especial do juiz do TJ-RR Erick Cavalcanti Linhares Lima e da promotora de Justiça Lívia Sant’anna VazOs palestrantes serão: o procurador da República Júlio José Araújo Júnior; o professor Daniel Sarmento; o professor Jorge da Silva GomesAna Patté e Juscelino Tabajara. Clique aqui para se inscrever.  

6/10
9h — Repercussões das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) na gestão do Estado e do mercado — O presidente do fórum, desembargador Jessé Torres Pereira Junior, especialista em Direito Público pela UFRJ, e a vice-presidente do fórum, a juíza Admara Schneider, abrirão a reunião. Já os palestrantes serão: o coordenador do Centro de Estudos de Meio Ambiente Industrial (Cemai-Uerj) Fernando Altino; e o gerente de sustentabilidade da Firjan, Jorge Peron. Clique aqui para acompanhar.

7/10 e 8/10
9h — A pandemia e seus reflexos no mundo do trabalho — O TRT-15 promove a 21ª Edição do Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho. Organizado pela Escola Judicial da Corte e pelo Instituto Jurídico de Incentivo ao Estudo do Direito Social (Injieds), o evento reúne especialistas do Brasil e do exterior que discorrerão sobre o direito do trabalho emergencial; os conflitos coletivos; a ação civil pública no contexto pandêmico. Clique aqui para se inscrever.

7/10, 8/10 e 9/10
19h15 — Direitos da Seguridade Social — Perspectivas — O evento promovido pela Escola Superior da Magistratura Federal do Estado de Santa Catarina contará com a presença dos ministros do STF Luís Roberto BarrosoGilmar Mendes, e do STJ Sérgio Luiz Kukina, além de desembargadores, juízes federais e juristas. Clique aqui para se inscrever. 

13/10
18h  — Os desafios para a defesa da concorrência no Brasil — Promovido Centro Mackenzie de Liberdade Econômica e a Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o evento contará com a presença do presidente do Cade, Alexandre Cordeiro. A mediação da conversa será feita pelo professor Vicente Bagnoli, responsável pela disciplina "Competition Policy for Economic and Human Development", do programa de pós-graduação de Direito Político e Econômico da faculdade. Clique aqui para se inscrever.