Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de seminários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia da Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os eventos online tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

Até 2/12
Novos acordos brasileiros para evitar a dupla tributação internacional — A FGV Direito SP promove série de seminários gratuitos sobre o assunto, sempre a partir das 8h (clique aqui para ver a programação e os horários e para se inscrever). 

Até 4/12
9h — Curso gratuito de finanças empresariais — O Mackenzie Rio está com as inscrições abertas para curso gratuito na área de finanças empresariais. As aulas serão realizadas no formato online, por videoconferência e os participantes receberão um certificado de conclusão ao final das aulas com a carga horária de 6 horas. Clique aqui para se inscrever. 

30/11
8h — Seminário Carf em debate — 2ª Edição — Evento terá a participação de Pedro Adamy, Rafael Korff Wagner, Thales Stucky e Vanessa Cecconello. Clique aqui para se inscrever. 

9h —  1º Seminário Diálogos com o Poder Judiciário; Judicialização da saúde protagonismo judicial: Segurança jurídica à luz da análise econômica dos direitos — Promovido pelo Instituto Nêmesis, evento tem o objetivo de promover estudos e reflexões sobre a judicialização da saúde suplementar no Brasil, com a participação de especialistas e dos maiores juristas do país, como o ministro do STJ Ricardo Villas Bôas Cueva. Clique aqui para ver a programação completa e se inscrever.

10h — Novas tendências da responsabilidade civil e inteligência artificial — O encontro marcará também o lançamento do livro "Inteligência Artificial e Responsabilidade Civil: Autonomia, riscos e solidariedade", de autoria do professor Filipe Medon, mestre em Direito Civil pela Uerj e membro da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB-RJ. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Encontro anual de dirigentes de bancos da Febraban — Evento que reúne os ceos das principais instituições financeiras do país terá a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que fará uma apresentação sobre as perspectivas para 2022 e um balanço do setor neste ano de 2021. Clique aqui para acompanhar. 

15h — LGDP: Aspectos gerais e publicidade — Organizada pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo (Sinapro-SP), palestra tem como principal objetivo esclarecer e debater com o mercado publicitário as questões relacionadas à LGPD. Será comandada pelos advogados Paulo Gomes de Oliveira Filho, consultor jurídico do Sinapro-SP; Sabrina Pauletti Sperandio; Felipe Portas Rodrigues da Silva e Lucas Pinheiro Gamboa, profissionais que integram a equipe do Gambôa Advogados. Clique aqui para se inscrever.

16h — Processo e Direito Penal na Justiça Eleitoral — A Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PR promove evento com a participação da advogada Maíra Fernandes, colunista da ConJur. Participam, ainda, nomes como o do procurador regional da República Douglas Fischer, da ex-procuradora regional eleitoral do Rio de Janeiro Silvana Batini Cesar Góes e dos juizes André Luiz Nicolitt e Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró. Clique aqui para acompanhar. 

19h — Uso da tecnologia na gestão jurídica do futuro  —Webinar gratuito com a advogada Flavia Ribeiro, sobre como planejar a gestão jurídica com o uso de legaltechs e quais as tendências do setor para o futuro. Clique aqui para se inscrever. 

1º/12
10h — Dezembro vermelho: Antidiscriminação (des)igualdades e (in)diferenças reflexões sobre os direitos LGBTQIA+ — O encontro será aberto pela diretora-geral da Emerj, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, e pelo advogado Nélio Georgini da Silva, mestre no campo interdisciplinar em Linguística Aplicada pela UFRJ e membro da Comissão de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Clique aqui para se inscrever.

10h — LGPD: Balanço anual das conquistas e desafios — O Instituto Dannemann Siemsen (IDS) promove encontro para debater as recentes regulamentações da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) e a prática corporativa na implementação das novas regras de proteção aos dados pessoais. Clique aqui para se inscrever. 

02/12
10h — O direito fundamental ao contraditório e a ampla defesa —
O evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa CPC Democracia e Sociedade (PUC-SP), contará com a participação do professor doutor Cândido Rangel Dinamarco como expositor; do professor doutor Welder Queiroz dos Santos como debatedor; e da professora Arlete Inês Aurelli como mediadora. Clique aqui para acompanhar.

6/12
10h — Aplicação da LGPD ao setor de seguros  — Entre os assuntos que serão abordados no evento destacam-se a importância da lei no mercado segurador e as exigências que a LGPD traz para os corretores, seguradoras e parceiros de negócios no que se refere ao tratamento de dados. Participam do evento o ministro do STJ e coordenador acadêmico da FGV Conhecimento, Antonio Saldanha Palheiro; a diretora do Centro de Direito, Internet e Sociedade do IDP e professora da mesma instituição e da UnB, Laura Schertel; a coordenadora executiva do Programa de Habilitação para Corretores de Seguros da FGV Conhecimento, Maria Alicia Lima Peralta; o professor da FGV Conhecimento e sócio do Chalfin, Goldberg e Vainboim Advogados, Thiago Junqueira; o pesquisador associado do Centre of Media Pluralismand and Media Freedom do Instituto Universitário Europeu, Mário Viola; a diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e professora de Mestrado e de Doutorado em Direito do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Miriam Wimmer; e o diretor da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Vinicius Brandi. O evento é gratuito e a transmissão é feita pelo Canal da FGV no YouTube. Clique aqui para se inscrever.

14h30 — O Ministério Público Eleitoral e as eleições de 2022 — O evento vai tratar da atuação do órgão no processo eleitoral do ano que vem. Além da mesa de abertura, ainda contará com quatro palestras. A primeira trata do tema "Internet e eleições 2020". Em seguida, haverá mesas sobre "A inelegibilidade por rejeição de contas" e "O crime de violência política contra as mulheres". O encontro será concluído com a mesa "A Polícia Federal e a investigação dos crimes eleitorais". Clique aqui para acompanhar 

7/12
10h —  Ciclo de debates sobre temas atuais da Justiça Federal (Temas controvertidos na execução fiscal) — Webinar promovido pelo IREE, que é presidido pelo advogado Walfrido Warde, terá a participação da juíza federal Raquel Coelho, titular da 3ª Vara de Execuções Fiscais de Campinas (SP), do coordenador regional da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional da 3ª Região, João Guilherme de Moura, e do advogado Fernando Mendes, sócio do Warde Advogados e ex-presidente da Ajufe. Clique aqui para acompanhar.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 30 de novembro de 2021, 8h17

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 08/12/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.