Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de seminários: acompanhe debates jurídicos na internet

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia da Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os eventos online tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

27/11 a 4/12
9h — Curso gratuito de finanças empresariais — A Mackenzie Rio está com as inscrições abertas para curso gratuito na área de finanças empresariais. As aulas serão realizadas no formato online, por videoconferência e os participantes receberão um certificado de conclusão ao final das aulas com a carga horária de 6h. Clique aqui para se inscrever. 

27/11
8h — Webcongresso Dia do Síndico 2021 —  Papo condominial — Ao todo, serão dez horas ininterruptas com o conteúdo distribuído entre palestras individuais e talk shows exclusivos. Neste ano, o evento contará com alguns dos mais requisitados palestrantes condominiais do Brasil, entre eles Márcio Rachkorsky, especialista em condomínios e conflitos entre vizinhos. Os participantes também poderão acompanhar as palestras de Alessander Mendes, mediador do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc/PI) e considerado um dos maiores mediadores de conflitos condominiais do Brasil. Clique aqui para se inscrever.

29/11 e 30/11
8h — Seminário Carf em Debate — 2ª Edição — Evento terá a participação de Pedro Adamy, Rafael Korff Wagner, Thales Stucky e Vanessa Cecconello. Clique aqui para se inscrever. 

29/11 a 2/12
Novos acordos brasileiros para evitar a dupla tributação internacional — FGV Direito SP promove série de seminários gratuitos sobre o assunto, sempre a partir das 8h (clique aqui para ver a programação e os horários e para se inscrever). 

29/11
10h — Ciclo de debates sobre temas atuais da Justiça Federal (A eficiência no Poder Judiciário) — Evento promovido pelo IREE terá a participação do desembargador federal Paulo Sérgio Domingues, da coordenadora do Núcleo de Análise Econômica da Faculdade de Direito do Insper, Luciana Yeung, e do advogado e ex-presidente da Ajufe Fernando Mendes. Clique aqui para acompanhar. 

10h —  4º Seminário Jurídico de Seguros — O evento vai reunir ministros do STJ, membros do Ministério Público, CEOs e diretores jurídicos das maiores companhias seguradoras do país, com coordenação científica do ministro Luis Felipe Salomão. Clique aqui para acompanhar.

18h — Dia de doar: A importância da doação e suas múltiplas possibilidades — O INW — Instituto Nelson Wilians promove a live "Dia de Doar: a importância da doação e suas múltiplas possibilidades". O evento, que abordará diversas formas de doação, contará com a participação das advogadas Wilmara Lourenço e Renata Veneranda, do núcleo do terceiro setor do Nelson Wilians Advogados, e da presidente do INW, Anne Wilians. Clique aqui para acompanhar.

30/11
9h —  I Seminário Diálogos com o Poder Judiciário; Judicialização da saúde protagonismo judicial: segurança jurídica à luz da análise econômica dos direitos — Promovido pelo Instituto Nêmesis, evento tem o objetivo de promover estudos e reflexões sobre a judicialização da saúde suplementar no Brasil, com a participação de especialistas e dos maiores juristas do país, como o ministro do STJ Ricardo Villas Bôas Cueva. Clique aqui para ver a programação completa e se inscrever.

10h — Novas tendências da responsabilidade civil e inteligência artificial — O encontro marcará também o lançamento do livro "Inteligência Artificial e Responsabilidade Civil: Autonomia, riscos e solidariedade", de autoria do professor Filipe Medon, mestre em Direito Civil pela Uerj e membro da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB-RJ. Clique aqui para se inscrever. 

15h — LGDP: aspectos gerais e publicidade — Organizada pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo (Sinapro-SP), palestra tem como principal objetivo esclarecer e debater com o mercado publicitário as questões relacionadas à LGPD. Será comandada pelos advogados Paulo Gomes de Oliveira Filho, consultor jurídico do Sinapro-SP; Sabrina Pauletti Sperandio; Felipe Portas Rodrigues da Silva e Lucas Pinheiro Gamboa, profissionais que integram a equipe do Gambôa Advogados. Serão abordadas questões como os cuidados na coleta dos dados, análise do fluxo dos dados nas operações da empresa/agência, manutenção e controle de bancos de dados e a contratação de seguro para cobertura dos riscos associados ao tratamento dos dados pessoais. O evento, gratuito, é exclusivo para agências Sindicalizadas do Sinapro-SP. Clique aqui para se inscrever.

19h — Uso da tecnologia na gestão jurídica do futuro  —Webinar gratuito com a advogada Flavia Ribeiro, sobre como planejar a gestão jurídica com o uso de legaltechs e quais as tendências do setor para o futuro. Clique aqui para se inscrever. 

1º/12
10h — Dezembro vermelho: Antidiscriminação (des)igualdades e (in)diferenças reflexões sobre os direitos LGBTQIA+ — O encontro será aberto pela diretora-geral da Emerj, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, e pelo advogado Nélio Georgini da Silva, mestre no campo interdisciplinar em Linguística Aplicada pela UFRJ e membro da Comissão de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Clique aqui para se inscrever.

02/12
10h — O Direito Fundamental ao Contraditório e a Ampla Defesa —
O evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa CPC Democracia e Sociedade - PUC-SP, contará com a participação do prof. Dr. Cândido Rangel Dinamarco como expositor; do prof. Dr. Welder Queiroz dos Santos como debatedor; e da prof. Dra. Arlete Inês Aurelli como mediadora. Clique aqui para acompanhar.

6/12
10h — Aplicação da LGPD ao setor de seguros  — Entre os assuntos que serão abordados no evento, destacam-se a importância da lei no mercado segurador e as exigências que a LGPD traz para os corretores, seguradoras e parceiros de negócios no que se refere ao tratamento de dados.  Participam do evento o ministro do Supremo Tribunal de Justiça e coordenador acadêmico da FGV Conhecimento, Antonio Saldanha Palheiro; a diretora do Centro de Direito, Internet e Sociedade do IDP e professora da mesma instituição e da Universidade de Brasília, Laura Schertel; a coordenadora executiva do Programa de Habilitação para Corretores de Seguros da FGV Conhecimento, Maria Alicia Lima Peralta; o professor da FGV Conhecimento e sócio do Chalfin, Goldberg e Vainboim Advogados, Thiago Junqueira; o pesquisador associado do Centre of Media Pluralismand and Media Freedom do Instituto Universitário Europeu, Mário Viola; a diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e professora de Mestrado e de Doutorado em Direito do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Miriam Wimmer; e o diretor da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Vinicius Brandi. O evento é gratuito e a transmissão é feita pelo Canal da FGV no YouTube. Clique aqui para se inscrever.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 27 de novembro de 2021, 11h24

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 05/12/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.