Mais admirados

Análise Advocacia divulga ranking dos escritórios mais admirados

Autor

24 de novembro de 2021, 19h27

O Pinheiro Neto Advogados lidera o ranking dos escritórios que mais pontuaram na categoria full service na edição 2021 do anuário Análise Advocacia. Na sequência aparecem, respectivamente, Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, Machado Meyer, Tozzinifreire e Demarest.

Divulgação
Divulgação

Lançado neste mês, o anuário organizou os escritórios de acordo com o total de pontos recebidos nas especialidades em que foram mais admirados.

Na categoria abrangente, o líder de pontuação foi o escritório Inglez, Werneck, Ramos, Cury e Françolin Advogados (IWRCF). Peixoto & Cury, Carvalho, Machado e Timm Advogados, CGM e Peck vêm na sequência.

Já no ranking especializado, a maior pontuação foi alcançada pelo Magalhães e Dias Advocacia, que superou, respectivamente, Pinheiro Guimarães, Ferro, Castro Neves, Daltro e Gomide Advogados (FCDG), VBSO e Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados, entre outras bancas.

No ranking por admiração, o topo da lista de full service teve empate entre Mattos Filho Advogados e Pinheiro Neto. Na categoria abrangente, Dannemann Siemsen encabeça a fila, enquanto no quesito especializado o primeiro lugar ficou com o Opice Blum.

O anuário traz ainda a tabela dos advogados mais admirados por especialidades. Nesse caso, a campeã em full service foi a advogada Barbara Rosenberg, do BMA. Em abrangente, Patrícia Peck Pinheiro, do Peck Advogados, ocupa o alto da lista. Já a categoria especializado tem Edis Milaré, do Milaré Advogados, na primeira posição.

Penal, Previdenciário e Tributário
Na classificação por especialidades, alguns destaques são o Demarest, Mattos Filho, Pinheiro Neto e SiqueiraCastro, líderes na categoria full service em Direito Penal, além de Bichara Advogados e, mais uma vez, Mattos Filho e Pinheiro Neto, empatados no primeiro lugar em full service de Previdenciário e Tributário.

BH, Salvador e Recife
Publisher da Análise Editorial, Silvana Quaglio destaca algumas tendências confirmadas pelo levantamento. Uma delas é a que reforça a ideia de que o sucesso no ramo da advocacia não está concentrado em São Paulo.

Nesse sentido, a publisher aponta que a maior banca da categoria abrangente, por exemplo, é o Ferreira e Chagas, de Belo Horizonte. Já o maior escritório especializado tem sede em Salvador — é o Pessoa e Pessoa. Mais: o escritório que registrou maior crescimento no país neste ano, o Urbano Vitalino, atua em full service e funciona em Recife.

Mulheres e redes
Outras tendências dizem respeito à crescente participação feminina no anuário e à forte presença das bancas nas redes sociais.

De acordo com a publicação, o número de mulheres eleitas entre os mais admirados subiu de 25% para 27%. Já em relação à internet, cerca de 82% dos escritórios afirmam ter um perfil ativo nas redes sociais — destes, 93% apontaram o LinkedIn como a principal rede social utilizada.

O Análise Advocacia foi produzido pela primeira vez em 2006. Naquele ano, foram entrevistados mais de 600 responsáveis por departamentos jurídicos, e 955 bancas e 1.707 advogados foram citados, pelo menos uma vez, em 11 especialidades do Direito. Desde 2018, porém, o levantamento contempla 19 especialidades e, neste ano, mais de 900 entrevistados indicaram em torno de 1,8 mil bancas e 5,3 mil advogados.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!