Agora é que são elas

Advogados elegem mulheres como presidente e vice da OAB da Bahia

Autor

24 de novembro de 2021, 19h17

Daniela Borges foi eleita nesta quarta-feira (24/11) como a primeira presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Bahia. Os advogados baianos também elegeram como vice-presidente outra mulher, Christianne Gurgel. Elas são da chapa Chapa União pela Advocacia, que teve 9.524 votos (50,83%).

Divulgação
Daniela é conselheira federal e presidente da Comissão Nacional da Mulher AdvogadaDivulgação

"Hoje, eu e Chris fizemos história na Bahia e no Brasil com duas mulheres sendo eleitas como presidente e vice de uma seccional", disse Daniela à ConJur, momentos após a confirmação de sua vitória. Ela acompanhou a apuração no Centro de Convenções de Salvador, principal local de votação do estado, com 50 sessões eleitorais.

Candidata da chapa OAB de Coração, Ana Patrícia Dantas Leão recebeu 6.954 votos (37,12%), sendo seguida por Dinaílton Oliveira (OAB para Valer), com 738 votos (3,94%), e Ricardo Nogueira (Liberta OAB), com 434 votos (2,32%). Foram 650 (3,47%) votos nulos e 436 (2,33%) brancos.

Atual conselheira federal e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges teve atuação destaque na seccional da Bahia, em 2016, quando exerceu o cargo de diretora tesoureira. Na ocasião, implantou o portal da transparência e foi uma das responsáveis pela isenção da anuidade no primeiro ano de maternidade.

Entre as principais propostas da União pela Advocacia estão o enfrentamento da crise do Judiciário e a melhora na qualidade do serviço, além da promoção de mentorias aos novos advogados, incubadoras jurídicas, assistência emergencial para a recuperação no pós-pandemia e convênios com linhas especiais de crédito e financiamento.

Veja a composição da chapa vencedora:
Presidente: Daniela Borges
Vice-presidente: Christianne Gurgel
Secretária-geral: Esmeralda Oliveira
Secretário-geral adjunto: Ubirajara Ávila
Tesoureiro: Hermes Hilarião
Presidente da Caab: Maurício Leahy 
Vice-presidente da Caab: Cleia Costa dos Santos 
Conselho Federal – Titulares: Luiz Viana, Luiz Coutinho e Marilda Sampaio 
Conselho Federal – Suplentes: Fabrício Castro, Mariana Oliveira e Silvia Cerqueira

*Texto atualizado às 10h40 horas de 27/11 com a totalização dos votos das 104 urnas. Na primeira versão da notícia, os números se referiam à apuração de 95 urnas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!