Gente de bem

TCU abre investigações sobre interferências do governo no Enem

Autor

19 de novembro de 2021, 17h43

Após denúncias de interferência do governo federal no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Tribunal de Contas da União abriu um processo para investigar possíveis irregularidades na organização da prova, especialmente acerca de fragilidade técnica e administrativa na gestão de Danilo Dupas, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame. A investigação terá a relatoria do ministro Walton Alencar Rodrigues.

portomurtinho.ms.gov.br
A investigação foi aberta dois dias antes do início do Enem

De acordo com o TCU, a abertura da investigação ocorreu depois que deputados da oposição se reuniram com a presidente do Tribunal, ministra Ana Arraes, na terça-feira (16/11), e apresentaram "algumas críticas à gestão do Inep" por meio de representação. 

Os parlamentares também protocolaram um pedido de auditoria permanente de acompanhamento e gestão do Inep. Além disso, informaram que vão acionar o Ministério Público do Trabalho para apurar acusações de assédio moral e institucional atribuídas a Dupas.

Na última semana, 37 servidores do órgão vinculado ao Ministério da Educação pediram exoneração de seus cargos. Alguns deles, que atuavam na organização do Enem, alegaram em entrevista à TV Globo que estaria havendo interferência nas questões das provas. Declarações feitas por Jair Bolsonaro no sentido de que a prova começa a ter a "cara do governo" aumentaram as suspeitas de intervenção.   

O presidente pediu ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, para que houvesse questões que tratassem o golpe militar de 1964 como uma revolução. Desde o início de seu governo há pressão para que a prova elimine temas que o presidente e apoiadores conservadores entendem como inadequados — ditadura, questões de gênero e racismo, entre outras.

A pressão ganhou proporções inéditas na gestão de Dupas Ribeiro à frente do Inep e de Milton Ribeiro no MEC. Ambos reforçaram recados e pressões: questões entendidas como subjetivas teriam de ser suprimidas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!