Competência extrapolada

TJ suspende lei do RJ que multa empresa que distribui água contaminada

Autor

17 de novembro de 2021, 15h28

"É inconstitucional lei municipal que, na competência legislativa concorrente, utiliza-se do argumento de interesse local para restringir ou ampliar as determinações contidas em texto normativo de âmbito nacional."

Reprodução/Portal EcoDebate
Desembargadora entendeu que multa a fornecedoras de água é desproporcional
Reprodução/Portal EcoDebate

Com base em precedente do Supremo Tribunal Federal (AgR no RE 596.489), a desembargadora do Tribunal de Justiça fluminense Jacqueline Lima Montenegro concedeu liminar para suspender os efeitos da Lei 7.083/2021 do município do Rio de Janeiro.

A norma fixa multa de R$ 500 mil para a empresa responsável pela distribuição de água para o município do Rio, "desde que comprovado por órgão competente que a água distribuída para a população esteja contaminada".

A Procuradoria-Geral do Estado do Rio afirmou que a lei municipal viola as regras de competência da Constituição estadual e apontou como "desrespeito ao princípio da razoabilidade e proporcionalidade" a cobrança de R$ 500 mil como o valor da multa aplicada.

Em sua decisão, a desembargadora Jacqueline Lima Montenegro apontou que a Lei 7.083/2021 usou o argumento do interesse local para ampliar as punições a fornecedoras de água previstas nas Leis federais 8.080/1990 e 6.437/1977, desrespeitando precedente do STF.

A magistrada argumentou que a lei municipal interfere diretamente nas regras de fornecimento de água, causando risco não somente à segurança jurídica das relações entre as concessionárias e o poder concedente, mas principalmente ao equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão. E lembrou dos riscos de lesão à economia do estado.

Além disso, a desembargadora ressaltou o fato de a região metropolitana do Rio de Janeiro estar conduzindo amplo processo de concessão dos serviços de saneamento básico, visando sua universalização, já tendo licitado com sucesso três blocos.

Ela destacou ainda a falta de razoabilidade do valor da multa estabelecida, como também a desproporcionalidade do prazo previsto para a regularização do serviço (sete dias da notificação), caso constatada a distribuição de água contaminada à população, sem possibilidade de ampla defesa, contrariando a Constituição estadual.

Clique aqui para ler a decisão
Processo 0083680-43.2021.8.19.0000

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!