Consultor Jurídico

Opinião: O novo entendimento do TRF-3 sobre execuções fiscais

17 de novembro de 2021, 9h14

Por Felipe Moraes Martins, Isadora Nogueira Barbar Buffolo

imprimir

Com as mudanças na legislação processual trazidas pelo Código de Processo Civil de 2015, foi criado novo instituto para o redirecionamento da responsabilidade de passivo originalmente de pessoa jurídica aos sócios ou a outra pessoa jurídica integrante do mesmo grupo econômico  o chamado Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica (IDPJ), contido no artigo 133 do CPC.

Basicamente, o IDPJ é o meio pelo qual o requerente realiza um pedido específico de redirecionamento de responsabilidade, devidamente fundamentado, e, por outro lado, permite que o sócio ou outra PJ tenha oportunidade de defesa prévia, para assegurar o devido processo legal.

A partir de sua criação, a discussão envolvendo a necessidade da instauração do IDPJ e a sua aplicabilidade em redirecionamento de responsabilidade no âmbito do Direito Tributário ganhou contornos muito controvertidos no Poder Judiciário. 

Isso porque, não raras vezes, a Fazenda Pública busca a satisfação das dívidas tributárias de empresas devedoras por meio do pedido de redirecionamento da execução fiscal aos sócios ou até mesmo outras empresas em casos de:

1) Confusão entre o patrimônio da empresa devedora e dos sócios;

2) Alegação de abusos/infração à lei ou contrato social cometidos pelos sócios para não recolher os tributos;

3) O encerramento ou mudança de endereço da empresa sem a comunicação aos órgãos oficiais; e

4) A "verticalização da produção"  formação de grupo de empresas em que cada uma realiza uma etapa do processo produtivo para venda do produto final e que tenham interdependência financeira e gerencial;

Nessas situações, bastava a simples alegação de que haveria "indícios de fraude" nas execuções fiscais para que o Judiciário redirecionasse a dívida para as pessoas indicadas pelo Fisco.

Essa prática era  e ainda é  muito utilizada, já que a jurisprudência era forte no sentido de que não seria aplicável o IDPJ para a inclusão de corresponsáveis aos casos tributários. O efeito prático era que os corresponsáveis indicados pelo Fisco eram automaticamente incluídos nas execuções fiscais e, consequentemente, responsabilizados pelo crédito tributário executado, podendo, a qualquer tempo, sofrer constrições de seu patrimônio para saudá-lo.

Para exercitar seu direito à ampla defesa e ao contraditório, o contribuinte tinha apenas duas alternativas: garantir a execução fiscal que se tornou corresponsável  e despender valores muitas vezes impagáveis — ou ajuizar uma ação autônoma para o reconhecimento da inexistência dos requisitos para redirecionamento tributário no caso específico.

Passados mais de cinco anos da criação do instituto  e de muitos contribuintes buscarem o Judiciário para possibilitar a instituição do IDPJ também nos casos de redirecionamento tributário finalmente o que temos visto é a mudança do Judiciário quanto ao tema.

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), pretendendo uniformizar seu entendimento quanto à aplicabilidade (ou não) do IDPJ às execuções fiscais, fixou a tese de que "o instituto é indispensável para a comprovação de responsabilidade em decorrência de confusão patrimonial, dissolução irregular, formação de grupo econômico, abuso de direito, excesso de poderes ou infração à lei, ao contrato ou ao estatuto social (CTN, artigo 135, incisos I, II e III), e para a inclusão das pessoas que tenham interesse comum na situação que constitua o fato gerador da obrigação principal, desde que não incluídos na CDA, tudo sem prejuízo do regular andamento da Execução Fiscal em face dos demais coobrigados" (IRDR nº 0017610-97.2016.4.03.0000).

De forma resumida, o entendimento passou a ser de que é necessário a instauração do IDPJ para apurar se há de fato (ou não) responsabilidade dos sócios e empresas indicados pela Fazenda Pública para responder por dívidas de terceiros antes de ocorrer o redirecionamento da execução da maneira pretendida.

O novo posicionamento do TRF-3 gera impactos extremamente importantes nos pedidos de redirecionamento da execução fiscal realizados pelo Fisco, que costumava alcançar, indistintamente, o patrimônio dos sócios da empresa e de outras empresas para saldar crédito tributário sob cobrança judicial.

O primeiro deles é a consolidação do entendimento dos desembargadores federais de que o Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica (IDPJ), muito embora tenha origem no Código de Processo Civil, pode e deve ser aplicado às execuções fiscais em certas circunstâncias.

Além disso, a decisão garante ao contribuinte importante e inédita ferramenta de defesa para que seja possível comprovar a ilegitimidade para figurar como corresponsável solidário mediante a produção de todas as provas que lhe couberem no IDPJ e sem precisar garantir o crédito tributário para viabilizar essa discussão  como ocorria no passado.

Com a instauração do IDPJ, a execução fiscal permanece sem efeitos às pessoas jurídicas e físicas que integram o instituto, impedindo que haja qualquer medida constritiva de patrimônio das pessoas indicadas até que o Judiciário verifique se são ou não responsáveis pelo débito.

Ao nosso ver, o TRF da 3ª Região dá importante passo de encontro à segurança jurídica dos contribuintes a medida em que firma seu posicionamento sobre a aplicabilidade do IDPJ às execuções fiscais, elenca os casos em que tal incidente é indispensável para atribuição de responsabilidade a terceiro e, consequentemente, garante a ampla defesa e o contraditório dos contribuintes.

A decisão certamente restringirá os riscos ao patrimônio de sócios e outras empresas estranhas à originalmente devedora, além de gerar economia aos indicados como corresponsáveis, que não terão mais gastos seja com a garantia de tributos que não são de sua responsabilidade, seja com o ajuizamento de demandas independentes para discutir tema que, sob qualquer ótica, deveria ser discutido no âmbito dos feitos executivos fiscais.