Critério de merecimento

TRF-3 define lista tríplice para vaga de desembargador federal

16 de novembro de 2021, 21h13

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) definiu os nomes dos juízes federais que formarão a lista tríplice para preenchimento de vaga de desembargador federal.

Divulgação
Sede do TRF-3, dos tribunais federais de SP e em MS, na capital paulista
Divulgação

Foram escolhidos a juíza federal Leila Paiva Morrison, que obteve 36 votos; o juiz federal Herbert Cornelio Pieter de Bruyin Júnior, com 34 votos; e juíza federal Renata Andrade Lotufo, com 24 votos.

A definição ocorreu na última sexta-feira (12/11), durante sessão extraordinária plenária, com votação eletrônica, conduzida pelo presidente do TRF-3, desembargador federal Mairan Maia. A vaga é decorrente da aposentadoria do desembargador federal Fábio Prieto.

Conforme prevê a Constituição, a juíza Leila Morrison deverá ser nomeada, já que figura pela terceira vez seguida na lista tríplice.

A escolha dos nomes leva em conta cinco quesitos: desempenho qualitativo, produtividade, presteza, aperfeiçoamento técnico e adequação da conduta do magistrado.

Primeira a justificar seu voto, a desembargadora federal Diva Malerbi, decana, destacou que os três indicados possuem preparo, dedicação e bom trato com os demais magistrados, servidores, advogados e partes.

A magistrada destacou ainda o trabalho da juíza Leila Morrison no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e em diferentes gestões do tribunal, além de suas atividades ministrando cursos.

Em sua justificativa de voto, o desembargador federal Mairan Maia fez elogios aos três escolhidos, assim como aos demais candidatos. "Todos possuem os qualificativos necessários para postular a promoção por merecimento", observou.

Ele então convidou a juíza para cumprimentar seus futuros colegas. A lista com os três nomes será enviada à Presidência da República. Com informações da assessoria do TRF-3.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!