Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de seminários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia da Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os eventos online tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

15/11 a 17/11
9h — IX Fórum Jurídico de Lisboa — Juízes das altas cortes portuguesas, do STF, do STJ, do TST e do TCU, o primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa; o ex-presidente Michel Temer; ex-advogados-gerais da União do Brasil; os presidentes dos Bancos Centrais dos dois países, ex-ministros da Defesa do Brasil e congressistas estão entre os 150 mestres e doutores que participam do evento promovido pela Universidade de Lisboa, pelo IDP e pela FGV. A coordenação científica é de Gilmar Mendes, Carlos Blanco de Moraes e Luis Felipe Salomão. Clique aqui para se inscrever. Clique aqui para ver a programação.

16/11 a 17/11
14h — Tecnologia e inovação: Um novo marco nas contratações públicas — O objetivo principal do evento é oferecer capacitação de excelência ao público envolvido, seja fornecedor, empresário, licitante, servidores da Administração Pública Federal, distrital, estadual e municipal, bem como todos aqueles que estão envolvidos no mercado de vendas para o governo. Para isso, o encontro reunirá  professores e palestrantes, especialistas e atuantes na área de licitações e contratos no Brasil. Clique aqui para se inscrever. 

17/11 e 18/11
9h30 — Negociação e liderança: A virada da advocacia — O evento tem como objetivo abordar as necessidades da advocacia de desenvolver suas habilidades comportamentais, incluindo a liderança, para performar com sucesso nas diversas negociações que enfrenta na sua prática profissional. Participam do ciclo de palestras professores de Harvard, Pepperdine e Columbia, bem como profissionais brasileiros com forte experiência em negociação e liderança. Clique aqui para se inscrever.  

17/11
9h — Arbitragem no setor elétrico: Contornos legais e potenciais — A Comissão de Direito da Energia OAB-SP se reúne para debater o tema em evento que terá a participação de Alice Khouri, Barbara SenaElisa Bastos, Caio Alves e da advogada Maria João C. P. Rolim. Clique aqui para se inscrever. 

9h30 — Novos desafios da advocacia trabalhista para as empresas — Evento será mediado por André Oliveira Morais, coordenador jurídico trabalhista no escritório LG&P, com a participação de gerentes e coordenadores jurídicos do grupo Habbib’s, e das empresas Minerva Foods e Anglo American. Clique aqui para se inscrever. 

17h — Distribuição Desproporcional de Lucros nas Sociedades Anônimas — O tema será debatido pelas especialistas e sócias do escritório FAS Advogados, dra. Rafaela Franceschetto e dra. Carla Anastácio, respectivamente, das áreas Tributária e Societária. Clique aqui para se inscrever. 

18/11 e 19/11
9º Congresso Intercontinental de Direito Civil — Evento promovido pela Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC) contará com a presença de juristas e especialistas nacionais e internacionais do setor. Clique aqui para se inscrever. 

14h — Direito Empresarial no STJ: Empresas, Poder Judiciário e Políticas Públicas — A Escola de Direito do Rio da FGV promove discussão sobre como os processos judiciais a respeito de direito societário são tratados pelo Poder Judiciário brasileiro, em especial pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Clique aqui para se inscrever.

18/11
9h — Criminalidade e sistema penal — Ao longo de todo o dia, ocorre a 15ª edição do seminário, organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia (IBDC) e contando com o apoio direto da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal-RJ e do Sindicato Nacional dos Delegados de Polícia Federal-RJ. O encontro vai até as 18h, presencialmente no auditório da Superintendência Regional da PF (av. Alves, 1/3º andar - Centro, Rio de Janeiro). Clique aqui para se inscrever.

9h — O setor da construção e a nova Lei de Licitações: Diálogo competitivo e PMI — Promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC), diálogo competitivo e PMI são os temas do quarto episódio do webinar que vai contar com a participação de Gabriela Duque, sócia do escritório Da Fonte Advogados, Marco Aurélio de Barcelos Silva, diretor-presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias e da procuradora do estado de São Paulo, Jéssica Helena Couto, além de contar com a mediação de Alexandre Aroeira Salles, sócio fundador da banca Aroeira Salles. Clique aqui para se inscrever. 

11h — Direito do trabalho em perspectiva comparada Brasil e Estados Unidos — O evento reunirá ministros de cortes superiores, juízes, advogados e acadêmicos do Brasil e dos EUA para debater as mudanças significativas do Direito do Trabalho nos últimos anos. Entre os palestrantes estão: Peter J. Messitte, juiz federal sênior do Distrito de Maryland; Roger Fairfax, diretor da WCL; Padideh A’lai, professor e diretor do Programa de Estudos Jurídicos Internacionais da WCL; Oscar Vilhena, professor e diretor da FGV Direito SP; Maria Cristina Peduzzi, ministra e presidente do TST; Lélio Bentes Correa, ministro do TST; Stanley Gacek, conselheiro sênior para Estratégias Globais da UFCW em Washington; e Sólon da Cunha, professor da FGV Direito SP. Clique aqui para se inscrever. 

15h30 — Encontro digital — Evento promovido pela Aasp visa reunir a advocacia brasileira para debater questões inerentes ao universo da advocacia e da sociedade, estimulando o pensamento crítico dos participantes. A presidente da associação, Viviane Girardi, também participará do evento, debatendo ao lado do filósofo Mario Sergio Cortella e do professor Silvio Meira, dos painéis "Advocacia e futuro: novos tempos, novas atitudes" e "Inovação e transformação tecnológica na advocacia". Clique aqui para se inscrever.

19/11
10h — Garantia constitucional da proporcionalidade no processo — Evento promovido pelo Grupo de Pesquisa CPC - Democracia e Sociedade - PUC-SP terá a participação de Marcelo Magalhães BonizziCristiane Druve Tavares Fagundes. A mediação fica a cargo de Arlete I. Aurelli. Clique aqui para acompanhar.  

22/11 e 24/11
18h — 6º Seminário de Integração FGV Direito Rio e Faculdade de Direito da Uerj — A proposta do seminário é abrir espaço para o desenvolvimento de debates qualificados sobre temas de Direito Público no país, com especial atenção para temáticas envolvendo direito administrativo e regulatório. As mesas serão compostas por professores dos programas de pós-graduação das duas faculdades. Clique aqui para acompanhar. 

23/11 a 26/11
9h — 2º Congresso Internacional de Direito do Seguro (CJF-STJ) | 8º Fórum José Sollero Filho (IBDS) — Esta edição homenageia a contribuição dos professores José Carlos Moitinho de Almeida e Hubert Groutel, e Ruy Rosado de Aguiar Júnior (in memoriam) e João Calvão da Silva (in memoriam). O evento será virtual e terá a participação de juristas de Brasil, Cabo Verde, Canadá, China, Colômbia, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Países Baixos, Peru e Portugal, entre outros. Clique aqui para se inscrever.

27/11
8h — Webcongresso Dia do Síndico 2021 —  Papo condominial — Ao todo, serão 10 horas ininterruptas com o conteúdo distribuído entre palestras individuais e talk shows exclusivos. Este ano, o evento contará com alguns dos mais requisitados palestrantes condominiais do Brasil, entre eles Márcio Rachkorsky, especialista em condomínios e conflitos entre vizinhos. Os participantes também poderão acompanhar as palestras de Alessander Mendes, mediador do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc/PI) e considerado um dos maiores mediadores de conflitos condominiais do Brasil. Clique aqui para se inscrever.

Podcast
Educação Superior em Pauta — Podcast do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) vai receber José Roberto Covac, sócio da Covac Sociedade de Advogados, para falar sobre o papel do MEC e dos Conselhos Profissionais na atividade educacional. Clique aqui para ouvir.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 16 de novembro de 2021, 6h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 24/11/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.