Judiciário 5G

Martins diz que digitalização permitiu à Justiça manter produtividade na epidemia

Autor

10 de novembro de 2021, 21h54

Em webinário sobre Inteligência Artificial (IA), que aconteceu nesta quarta-feira (10/11), o presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, atribuiu à digitalização dos processos a manutenção da produtividade do Poder Judiciário durante a pandemia da Covid-19.

José Cruz/Agência Brasil
Presidente do CNJ, Humberto Martins, falou sobre a importância da IA para o judiciário

José Cruz/Agência Brasil

Na palestra, o presidente do STJ ressaltou que a IA é um dos eixos estratégicos da sua gestão, com iniciativas como a implementação de acordos tecnológicos com outros tribunais — a exemplo da parceria firmada com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para o gerenciamento virtual de precedentes.

Humberto Martins também chamou atenção para o crescente desenvolvimento tecnológico do Judiciário brasileiro, constatado por estudo inédito da Fundação Getulio Vargas (FGV) segundo o qual a inteligência artificial está presente em cerca de metade dos tribunais brasileiros.

"O uso da tecnologia é, portanto, uma importante ferramenta para que o Judiciário enfrente, inclusive, as consequências posteriores à pandemia, como o excesso de judicialização dos conflitos, que certamente virá", concluiu o ministro.

O evento online foi promovido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) para debater as principais iniciativas de IA no âmbito da Justiça Federal. Com informações da assessoria do STJ.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!