Consultor Jurídico

STJ retoma licitação de nova linha do metrô de São Paulo

29 de março de 2021, 21h21

Por Redação ConJur

imprimir

ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça, autorizou a retomada da licitação para fornecimento de equipamentos e implantação de sistemas na futura Linha 17-Ouro do metrô da cidade de São Paulo.

Jair Pires
Jair Pires

O Tribunal de Justiça de São Paulo havia suspendido liminarmente o procedimento, a pedido de um consórcio reprovado na disputa por não ter preenchido todos os requisitos do edital.

O estado de São Paulo então alegou que a medida causaria grave lesão à ordem pública e à economia, por paralisar as obras do metrô. Também argumentou que o grupo empresarial vencedor da licitação poderia buscar reparação dos prejuízos sofridos com a interrupção.

O ministro relator entendeu que a decisão do TJ-SP violaria o princípio dos três poderes, já que o Poder Judiciário estaria interferindo na gestão do Executivo estadual em relação ao certame.

"Se permitirmos que os atos administrativos do Poder Executivo não possuam mais a presunção da legitimidade ou da veracidade, tal conclusão jurídica configuraria forma de desordenar toda a lógica de funcionamento regular do Estado com exercício de prerrogativas que lhe são essenciais", pontuou o magistrado.

Martins ainda apontou risco de  prejuízo aos cofres públicos, já que o governo paulista fez empréstimos bilionários para executar as obras e o atraso geraria cobrança de juros. Com informações da assessoria de imprensa do STJ.

Clique aqui para ler a decisão
SS 3.299