Competência do Prefeito

Câmara não pode editar lei sobre horário de servidor com familiar deficiente

Autor

25 de março de 2021, 20h54

Ao regulamentar horários de trabalho de alguns servidores públicos, a Câmara Municipal disciplina tema relacionado à organização e ao funcionamento da administração municipal e, assim, contraria o disposto no artigo 47, incisos II, XIV e XIX, alínea a, da Constituição Estadual.

3dcardshows.com
3dcardshows.comCâmara não pode impor horário diferenciado a servidor com familiar deficiente

Com esse entendimento, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo anulou uma lei municipal de São José do Rio Preto, de iniciativa parlamentar, que autorizava a adoção de horário especial ao servidor que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência. 

A ADI foi movida pelo prefeito com o argumento de vício de iniciativa e violação à separação dos poderes. Por unanimidade, a ação foi julgada procedente. O relator, desembargador Costabile e Solimene, disse que, embora os municípios tenham autonomia para editar normas locais, essa competência não é absoluta e está sujeita aos limites da Constituição.

No caso dos autos, o magistrado observou que o horário diferenciado de trabalho diz respeito ao regime jurídico dos servidores municipais, matéria de competência do prefeito, não dos vereadores. Além disso, afirmou que a autonomia e independência do Executivo não podem ser violadas mediante elaboração de lei que imponha ao prefeito o que deve ser feito em termos de administração pública.

"A Lei Complementar 625, do município de São José do Rio Preto, que é o objeto desta direta de inconstitucionalidade, efetivamente afronta o quanto posto no caput do artigo 5º da Constituição paulista, por conta da usurpação da prerrogativa exclusiva do prefeito", completou Costabile e Solime, concluindo pela inconstitucionalidade da norma.

Processo 2129575-32.2020.8.26.0000

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!