sócios de corretora

Barroso reconhece extinção de penas de condenados no mensalão

Autor

25 de março de 2021, 21h01

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, reconheceu a extinção da pena restritiva de direito de dois condenados no chamado "mensalão".

Nelson Jr./SCO/STF
Ministro Luís Roberto Barroso, do STFNelson Jr./SCO/STF

Ambos os réus eram sócios da corretora Bonus Banval, que, à época, teria repassado dinheiro de agências de comunicação a parlamentares, como compra de apoio político. 

Eles foram condenados a três anos e seis meses de reclusão e 11 dias-multa por lavagem de dinheiro. As penas privativas de liberdade haviam sido substituídas por prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária.

A 1ª Vara de Execuções Penais de Curitiba (PR) já havia determinado  o cumprimento integral da sanção penal de um deles, Enivaldo Quadrado. Assim, o relator determinou o arquivamento da execução penal. 

Com relação ao outro sócio, Breno Fischberg, Barroso proclamou extinta a pena privativa de liberdade, já que preenchidos os requisitos previstos no indulto natalino concedido pelo ex-presidente Michel Temer em 2017. Porém, o ministro manteve o dever de pagamento da multa, pois o valor ultrapassa o limite para o indulto. Com informações da assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal.

Clique aqui para ler a decisão
EP 14

Clique aqui para ler a decisão
EP 24

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!