Pleito quente

Eleição para Tribunal Regional Eleitoral da Bahia é marcada por constrangimento

Autor

24 de março de 2021, 17h04

O pleito para preencher a vaga de juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia pela classe de desembargador foi marcada por um episodio que constrangeu os magistrados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Reprodução / TJ-BA
Baltazar Miranda telefonou para Carlos Roberto Santos Araújo que está no hospital
Reprodução/TJ-BA

Isso porque os magistrados estavam preocupados com a possibilidade de participação do vice-presidente da Corte, desembargador Carlos Roberto Santos Araújo, que atualmente se encontra na semi-UTI para tratamento de Covid-19.

Um dos candidatos, o desembargador Baltazar Miranda, durante a sessão, decidiu ligar para o vice-presidente e colocou no viva-voz o pronunciamento de Araújo, declarando voto público, em Baltazar.

Um dos concorrentes, o desembargador Mário Alberto Hirs, alegou que havia impedimento para contabilização do voto de Araújo por conta de licença médica.

Apesar do constrangimento, a eleição ocorreu e Hirs se sagrou vencedor. Dos 61 desembargadores, 51 participaram da votação. Hirs venceu com 24 votos. José Cícero Landim teve 19 votos e Baltazar Miranda, 8.

Sobre o eleito
Mário Hirs diplomou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) em 1976. Foi professor de Direito Penal na UCSAL, substituindo o Professor Abílio Pinto Coutinho Neto, e professor de Direito Tributário na UNEB, tendo ensinado também “Introdução à Ciência do Direito”.

O magistrado, que já atuou como advogado do Estado contratado pela Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social, advogou também pelo Sindicato dos Trabalhadores da Industria de Carnes e Derivados de Salvador, Feira de Santana e Maragogipe. Presidiu o Tribunal Eleitoral entre 27 de julho de 2010 e 29 de novembro de 2011 e, também, entre março de 2016 e janeiro de 2017. Com informações da assessoria de imprensa do TRE-BA.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!