Luto no Direito

Morre Zeno Veloso, jurista, professor e escritor paraense

Autor

19 de março de 2021, 8h56

Morreu nesta quinta-feira (18/3), aos 75 anos, o jurista, professor e escritor Zeno Augusto Bastos de Veloso. Ele foi deputado estadual e secretário de Justiça do Pará, além de ter sido um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFam).

TJ-PA
Formado pela Universidade Federal do Pará em 1969, recebeu da instituição o título de Notório Saber e era Doutor Honoris Causa da Universidade da Amazônia (Unama). Zeno Veloso lecionou Direito Civil e Direito Constitucional na UFPA (decano) e ajudou na formação de várias gerações de advogadas, advogados e operadores do Direito.

Participou da elaboração das constituições estaduais do Pará e do Amapá, tendo sido relator-geral da Assembleia Constituinte do Pará. Foi assessor da 2ª vice-presidência da Assembleia Nacional Constituinte e integrou a comissão de juristas que assessorou o relator do projeto do Código Civil de 2002 na Câmara dos Deputados.

Pelo Twitter, o ministro Gilmar Mendes lamentou a morte de Veloso. "Manifesto profundo pesar pelo falecimento, na data de ontem, do jurista paraense Zeno Veloso. Foi deputado estadual, secretário de Justiça e se sagrou como um dos maiores civilistas brasileiros. Meus sentimentos à família e à legião de alunos seguidores deste gigante".

Em seu site, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pará lamentou a perda irreparável. "Seu humanismo e seu legado jurídico jamais serão esquecidos. Neste momento de dor e consternação, a presidente em exercício da OAB no Pará, Cristina Lourenço, em nome do Conselho Seccional e de toda a advocacia paraense, expressa condolências aos familiares e amigos do jurista, professor e escritor."

O IBDFam, por sua vez, destacou que "durante 23 anos de IBDFAM, Zeno compartilhou um legado de conhecimento que será eterno. O IBDFAM presta sua solidariedade aos familiares, amigos, admiradores e ibedermanos."

O escritório Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff Advogados expressou, em nota, "o mais profundo pesar pelo falecimento e perda irreparável do seu consultor, professor e Jurista Zeno Veloso", que, em 2018, se tornou parecerista e consultor da banca.

"O nosso profundo pesar neste sentido momento, mas com a feliz lembrança do dia a dia em seu alegre convívio, expressamos nossas condolências à família enlutada."

"Conheci Zeno Veloso quando ainda era estudante de Direito em 1993", lembrou Otavio Luiz Rodrigues Jr, advogado, professor da USP e conselheiro nacional do Ministério Público. "Ele escrevia sobre testamentos e controle de constitucionalidade, o que só explica sua versatilidade como jurista. Ex-assessor da Assembleia Nacional Constituinte e constituinte em seu Estado, o Pará, Zeno era uma daquelas pessoas de palavras suaves e argumentos fortes. O Zeno que conheci ficará guardado na memória e na riqueza de seus escritos. Perdemos um jurista que honrou o país."

"Grande jurista e professor paraense, referência para todo o país no Direito Civil, Constituição e na capacidade de interpretar as leis e a sociedade, em sua pluralidade", destaca uma nota do Ministério Público Federal no Pará.

"O Brasil perdeu um dos seus maiores juristas, o Professor Zeno Veloso. Uma grande pessoa, sempre generosa, que incentivou os mais jovens. O seu legado persiste e nós, seus amigos e eternos alunos, seguiremos a sua missão de levar a Boa Justiça. Que Deus o receba como um Espírito de Luz que é, um sábio que cumpriu a sua missão!", disse Flávio Tartuce, Presidente do IBDFAM-SP e do IBDCont.

"O Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp) lamenta o falecimento do nosso associado Zeno Augusto Bastos de Veloso. Aos amigos e familiares, nossas condolências. Zeno Veloso nos deixa um legado importante e na nossa memória sua amizade e apreço", escreveu o presidente do Iasp, Renato de Mello Jorge Silveira.

Para Rodrigo Xavier Leonardo, advogado e professor associado e chefe do Departamento de Direito Civil e Processual Civil na UFPR, "o professor Zeno Veloso foi um jurista singular. Deixou um importante legado na docência, no Poder Legislativo e no ofício dos registros públicos. Os seus escritos e as suas lições permanecerão como referência indispensável para a compreensão do tempo contemporâneo. Lamentavelmente, a terrível pandemia que assola o Brasil e o mundo fez mais uma vítima.   Meus sentimentos aos familiares, amigos e alunos do Professor".

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!