Danos colaterais

Iree debate retrocesso provocado pela "lava jato" no combate à corrupção

Autor

19 de março de 2021, 22h11

A "lava Jato" como causa do retrocesso do combate à corrupção é o tema do webinário que o Iree realiza neste sábado (20/3), às 11h, com a participação de Walfrido Warde e Rafael Valim, respectivamente presidente e diretor do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa.

Divulgação
Especialistas discutem os efeitos negativos da atuação da "lava jato" no combate à corrupção neste sábado (20/3)
Divulgação

Warde, especialista em Direito Societário, é autor do livro "O espetáculo da corrupção — Como um sistema corrupto e o modo de combatê-lo estão destruindo o país". Na obra, lançada em 2018 e sempre atual, ele analisa os efeitos devastadores da luta contra a corrupção — da forma como foi feita no Brasil — sobre as empresas brasileiras e a nossa  economia.

Em síntese, Warde defende a punição dos empresários corruptos, mas sem destruir as empresas. Muito diferente do que ocorreu com a "lava jato", que levou numerosas grandes empresas à lona, com isso provocando o encerramento das atividades de centenas de pequenos fornecedores e, ainda, gerando 14 milhões de desempregados. Para Warde, que defende a legalização do lobby nos moldes norte-americanos, não se deve demonizar a política nem os políticos.

Por sua vez Valim, um dos maiores especialistas em Direito Administrativo da atualidade, é autor do livro "Lawfare: uma introdução", em parceria com Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, advogados que defendem o ex-presidente Lula.

Clique aqui para acompanhar o evento

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!