Consultor Jurídico

Fale mal, mas não de mim

Ciro Gomes vira alvo da PF por críticas a Bolsonaro em entrevista

O vice-presidente nacional do PDT), Ciro Gomes, se tornou alvo de investigação da Polícia Federal por suposto crime contra a honra após criticar o presidente Jair Bolsonaro em entrevista. A Secretaria-Geral da Presidência da República enviou o pedido de abertura de inquérito ao ministro da Justiça, André Mendonça.

Ciro Gomes criticou Bolsonaro e aliados em entrevista a rádio cearenseReprodução/Facebook

De acordo com o Estadão, o documento cita entrevista do ex-ministro à Rádio Tupinambá, de Sobral (CE). Na ocasião, o ex-governador chamou Bolsonaro de boçal, ladrão e incapaz de administrar a economia do país. Ele ainda citou o caso das "rachadinhas", que envolve os filhos do presidente, e a omissão do ex-ministro da Justiça e ex-juiz Sérgio Moro:

"Qual foi o serviço do Moro no combate à corrupção? Passar pano e acobertar a ladroeira do Bolsonaro. Por exemplo, o Coaf, que descobriu a esculhambação dos filhos e da mulher do Bolsonaro, que recebeu R$ 89 mil desse [Fabrício] Queiroz, que foi preso e é ladrão, ladrão pra valer, ligado às milícias do Rio de Janeiro. E onde estava o senhor Sergio Moro? Acobertando", disse Ciro.

Outros casos recentes de críticas a Bolsonaro também resultaram em investigações. Nesta segunda-feira (15/3), o influencer Felipe Neto foi intimado por chamar o presidente de genocida, mas a investigação foi judicialmente suspensa nesta quinta (18/3). Além disso, o ministro Mendonça pediu a investigação de um sociólogo do Tocantins por instalar outdoors críticos ao chefe do Executivo.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 19 de março de 2021, 21h27

Comentários de leitores

3 comentários

Gestapo ltupiniquim

Zé Machado (Advogado Autônomo - Trabalhista)

A guestapo tupiniquim e sua "Longa manus"! Governo está perdido até na orientação jurídica! Que lástima! Que caos! Que vexame!

Prendam o mendonça!

Um advogado de butuca (Advogado Assalariado - Administrativa)

Quem precisa ser preso preventivamente, processado e condenado por atentados contra a democracia é esse Sr. André Mendonça. Sou advogado e sempre defendi que – queiram ou não queiram – a Lei de Segurança Nacional está em vigor, embora deva ser revogada e substituída urgentemente por uma lei moderna e conforme com os tempos atuais. Agora, o que esse senhor tem tentado fazer, as interpretações absurdas que ele e seus sequazes têm feito LSN são intoleráveis. Cadeia nele! Sim, André Mendonça na cadeia!

Eterno retorno do mesmo...

Villela (Advogado Sócio de Escritório - Tributária)

Tudo que se refere ao Senhor Ciro Gomes é muito fácil de explicar.
Ele é só isso. Nada mais. Raso. Importância política apenas no Ceará. E mesmo assim tenho minhas dúvidas atualmente...

Comentários encerrados em 27/03/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.