"Cara teimoso"

Moro aceitou convite para ministério de olho em vaga no STF, mostram diálogos

Autor

15 de março de 2021, 11h33

Novas mensagens apreendidas na "operação spoofing" apontam que o ex-juiz Sérgio Moro aceitou o convite para ser ministro da Justiça e Segurança Pública no governo Jair Bolsonaro para adquirir "maior quilate para indicação futura ao Supremo Tribunal Federal".

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Agência BrasilMoro aceitou convite para ministério da Justiça de olho em vaga no STF

A revelação consta em uma troca de mensagens entre procuradores da autodenominada "força-tarefa da Lava Jato", que foi incluída em nova petição da defesa do ex-presidente Lula enviada ao STF. A conversa ocorreu em 31 de outubro de 2018, dias após a vitória de Bolsonaro no segundo turno da eleição presidencial

O procurador Athayde Ribeiro disse aos colegas que Moro teria passado o dia reunido com os delegados da Polícia Federal Maurício Valeixo e Igor Romário de Paula (ambos levados à Brasília por Moro). O ex-juiz teria confidenciado aos delegados que poderia aceitar o convite para ser ministro da Justiça de olho em uma vaga no STF.

"A tendência é aceitar o convite que tb dará maior quilate para indicação futura ao STF", afirmou Athayde. "Cara teimoso", respondeu a procuradora Laura Tessler. Já a procuradora Jerusa Viecili disse que Moro aceitaria ser ministro por uma possível vaga no STF e previu pedidos de nulidade de ações da "lava jato": "Vão chover alegações de nulidade nos processos. LJ vai ladeira abaixo, no meu ponto de vista".

Para a defesa de Lula, mesmo após Moro deixar a magistratura para assumir o ministério da Justiça, "em um pleito diretamente influenciado pela atuação do ex-magistrado, a 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba continuou a serviço do 'lavajatismo'". 

Conforme os advogados, juíza substituta Gabriela Hardt assumiu provisoriamente o cargo deixado por Moro e passou a estabelecer contatos com a "força-tarefa". Depois, o juiz Luiz Antônio Bonat, "que veio a assumir a titularidade da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba após uma intensa articulação da 'força-tarefa'", passou a ser chamado pelo codinome de "New Russia", em referência ao "Russo", apelido de Moro entre os procuradores.

Leia a íntegra da conversa:

31 Oct 18
• 15:17:14 Athayde News… Estive com Pace o qual informou que a Russia passou a tarde ontem com Igor e Valeixo.. A tendência é aceitar o convite que tb dará maior quilate para indicação futura ao STF.. (evidente que é off)
• 15:17:42 Athayde em se concretizando quero lançar a campanha #DeltanPGR
• 15:18:09 Laura Tessler Pqp
• 15:18:21 Laura Tessler Cara teimoso…
• 15:19:11 Laura Tessler Quem poderia ir para a vaga do Moro? Tem como monitorar alguém para ocupar a vaga dele? Não da pra deixar que venha um louco vaidoso
• 15:25:52 Jerusa Vai aceitar ser MJ por uma possível futura vaga no STF. Vão chover alegações de nulidade nos processos. LJ vai ladeira abaixo, no meu ponto de vista.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!