Controle e transparência

TJ-SP nega pedido de prefeito para suspender divulgação de lista de vacinados

Autor

12 de março de 2021, 17h49

Estar em uma lista de vacinados não ofende nenhum dos valores preservados pelo artigo 5º, X, da Constituição Federal. O entendimento é do desembargador Costabile e Solimene, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, ao negar liminar pedida pelo prefeito de Nova Odessa para suspender a divulgação da lista de vacinados contra a Covid-19 na cidade.

Dollar Photo Club
Dollar Photo ClubTJ-SP nega pedido de prefeito para suspender divulgação de lista de vacinados

O município ajuizou ação direta de inconstitucionalidade contra uma lei municipal, de iniciativa parlamentar, que obriga a divulgação diária dos vacinados no site da prefeitura. Ao TJ-SP, o município alegou que a Câmara de Vereadores teria invadido competência privativa do Poder Executivo e que a divulgação da lista esbarraria na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O relator, entretanto, negou o pedido de liminar. Costabile e Solime não vislumbrou a plausibilidade do direito e nem mesmo oportunidade para inibir a ação do Poder Legislativo. Em uma análise preliminar, ele também não considerou que a divulgação do nome completo do morador vacinado violaria sua intimidade. 

"Nesse momento, o interesse de todos é conferir os que realmente se fizeram presentes aos postos de vacinação, na data e horário facilmente identificados, o que até é do interesse do próprio paciente, porque, se inadvertidamente substituído por outrem, poderá conferir a falta", afirmou o magistrado.

Para ele, a divulgação da lista de vacinados também serve como controle para aplicação da segunda dose, caso o paciente se esqueça da data, e ainda ajuda os profissionais de saúde: "Pelos controles internos da repartição, terá conhecimento daquele que o atendeu e qual o imunizante aplicado".

Além disso, segundo o desembargador, a Prefeitura de Nova Odessa, ao ajuizar a ação, não explicou exatamente qual prejuízo sofrido pelo vacinado por estar na lista, no que, afinal, estariam comprometidas a sua intimidade, vida privada, honra ou imagem.

"Igualmente não se pode fazer vistas grossas às notícias veiculadas pela imprensa, no sentido de que o sistema de saúde, pese graves esforços empenhados por seus agentes, ainda não alcançou a eficácia por todos esperada, servindo, pois, a publicidade, de ferramenta relevante para o controle efetivo do processo de vacinação no âmbito da sociedade local, que é diretamente interessada", finalizou.

Processo 2047923-56.2021.8.26.0000

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!