Consultor Jurídico

Julgamento Suspenso

Ex-ministros da Justiça assinam manifesto pedindo julgamento da suspeição de Moro

Sete ex-ministros da Justiça assinaram um manifesto pedindo que o Supremo Tribunal Federal retome o julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro nos processos de Lula. 

Ex-ministros da Justiça querem que STF retome suspeição de Sergio Moro

Aderiram ao texto ministros dos últimos quatro governos anteriores ao de Jair Bolsonaro. São eles: José Carlos Dias, José Gregori e Renan Calheiros (Fernando Henrique Cardoso); Tarso Genro (Lula); Eugênio José Guilherme de Aragão e José Eduardo Cardozo (Dilma Rousseff); e Torquato Jardim (Michel Temer).

O documento foi lançado nesta segunda-feira (8/3), originalmente com as assinaturas de políticos como Ciro Gomes, Rodrigo Maia, Eduardo Paes, Marta Suplicy e Aécio Neves. Artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil e Zeca Pagodinho também apoiaram a iniciativa. 

Os advogados Pedro Serrado, Marco Aurélio de Carvalho, Carol Proner e a desembargadora aposentada Kenarik Boujikian também estão entre os que assinaram o manifesto. 

"As violações ao direito a um julgamento justo não implicam em singelos desvios procedimentais, mas em severa lesão à própria democracia constitucional", diz trecho do texto. 

Suspeição
A 2ª Turma do STF retomou o julgamento da suspeição na terça-feira (9/3). Nele, os ministros decidem se Moro deve ser considerado suspeito pelo julgamento e sentença de Lula no caso do tríplex do Guarujá.

Há também pedidos de extensão para que a suspeição seja aplicada aos processos do sítio de Atibaia e em duas ações envolvendo o Instituto Lula. 

Luiz Edson Fachin e Cármen Lúcia já haviam votado contra a suspeição em 2018. Gilmar Mendes deu voto vista favorável à suspeição e foi seguido pelo ministro Ricardo Lewandowski. Nunes Marques, o mais novo integrante da corte, no entanto, pediu vista.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 11 de março de 2021, 16h36

Comentários de leitores

1 comentário

Ex-ministros da Justiça - Moro - e Suspeição. Pedido.

Renato Adv. (Advogado Autônomo - Civil)

Ex-ministros da Justiça e Outros assinam manifesto pedindo julgamento da suspeição de Moro. = = = = = Se Nota, que se não todos, mas a Maioria Que Assinam o Manifesto requerendo Julgamento de Moro / Suspeição, São os Mesmos Infelizes de Sempre, ou Seja, da Esquerda de Sempre, dos Quais Muitos Deles, Recebem Polpudos Salários e Benefícios Ad Eternum, e Sempre Desfrutando das Benesses de Seus Bem Estar. Pouca Vergonha Desses Esquerdistas. Deveriam Irem Viver em Paris como Muitos Fizeram. Coisa Odiosa de quem Não Sabe Perder.

Comentários encerrados em 19/03/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.