Biênio 2021-2022

Em transmissão virtual, nova diretoria executiva do IBCCrim toma posse

Autor

11 de março de 2021, 12h50

A nova diretoria executiva do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) tomou posse nesta quinta-feira (11/3). O evento virtual contou com a presença de integrantes da nova gestão, de ex-presidentes e de fundadores da instituição. 

Spacca
Marina Pinhão Coelho Araújo, nova presidente do IBCCrim, disse que instituto deve espelhar a realidade brasileira

"O processo democrático eleitoral pelo qual passamos mostrou-me duas coisas: a democracia fez essa associação crescer e o resultado do processo de construção coletiva vale muito mais. Agora, estamos juntas para a concretização do muito que sonhamos pelo IBCCrim. Sigamos a construir o futuro do IBCCrim e que possamos seguir juntos nesses próximos dois anos", afirmou a agora presidente do instituto, Marina Pinhão Coelho Araújo. 

"Com pluralidade de ideias e diversidade, avançaremos como protagonistas no cenário nacional. As vozes internas do instituto devem espelhar a realidade brasileira. Só assim podemos ser concretos e efetivos", prosseguiu a nova presidente. 

Pinhão também afirmou que a diretoria irá focar em cinco eixos principais: controle da violência estatal; combate à intolerância e violência de gênero; ciências penais e novas tecnologias; construção de um melhor sistema acusatório; e combate ao autoritarismo. A presidente concedeu entrevista à ConJur após ser eleita (clique aqui para ler)

Spacca
Toron foi eleito 1º vice-presidente do IBCCrim

Alberto Zacharias Toron, 1º vice-presidente, também esteve presente e comentou os desafios da gestão em tempos de pandemia e de governo Bolsonaro. "Estão querendo armar o povo. Armar contra a democracia, armas as milícias. De outro lado, temos um sistema criminal pavoroso, que é uma máquina de moer gente", pontuou. 

Ainda segundo ele, o IBCCrim tem um compromisso com a ciência e com o Brasil, em especial em momentos como o que o país passa. "Não dá para se enfiar na caixa da dogmática e não olhar ao nosso redor. Precisamos aglutinar pessoas e isso nós já estamos fazendo."

A nova Diretoria Executiva é composta por Marina Pinhão Coelho Araújo, presidente do IBCCrim; Alberto Zacharias Toron, 1ª vice-presidente; Fábio Tofic Simantob, 2ª vice-presidente; Bruno Salles Pereira Ribeiro, 1º secretário; Felipe Cardoso Moreira de Oliveira, 2ª secretário; Rafael Serra Oliveira, 1º Tesoureiro; Renato Stanziola Vieira, 2ª tesoureiro; e Maria Carolina de Melo Amorim, diretora nacional das coordenadorias regionais e estaduais. 

Já o Conselho Consultivo é formado pelos conselheiros Márcio Gaspar Barandier; Ela Wiecko Volkmer de Castilho; Helena Regina Lobo da Costa; Thiago Bottino do Amaral e Carla Silene Cardoso Lisboa Bernardo Gomes. A ouvidora é Cleunice Valentim Bastos Pitombo. Tanto a Diretoria quanto o Conselho foram eleitos no final do ano passado para o biênio 2021-2022. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!