Mercado de ações

CVM faz audiência para revisão das regras das ofertas públicas

Autor

10 de março de 2021, 21h29

Divulgação
Comissão de Valores Mobiliários discute regime brasileiro de ofertas públicas
Divulgação

A Comissão de Valores Mobiliários começou nesta quarta-feira (10/3) a audiência pública para o projeto de reforma do regime brasileiro de ofertas públicas. A iniciativa visa diminuir custos e começou a ser discutida em 2019.

A reforma prevê hipóteses de ofertas com registro automática e simplificação do prospecto de ofertas públicas. Em comunicado, a CVM afirma que as exigências e informações serão moduladas em função do investidor alvo da oferta, da categoria do emissor, do tipo de ativo ofertado e da regularidade com que o emissor opera no mercado.

A CVM também quer tornar definitiva medidas que foram adotadas em 2019 como a análise confidencial da oferta, o fim da proibição de concessão de registros nos 16 dias que antecedem a divulgação de informações financeiras.

A audiência pública foi dividida em pontos de discussão. O principal cobre aspectos como: necessidade ou dispensa de registro das ofertas; ritos a serem seguidos para o registro; etapas necessárias à condução da oferta, deveres dos agentes envolvidos e também sobre as informações que devem ser prestadas pelos investidores.

Para o vice-presidente financeiro da consultoria Swot Global Consulting, Marcelo Fialho, que participou da audiência, "essas mudanças visam a facilitar o acesso ao mercado de ações e, consequentemente, uma captação de recursos mais baratas, favorecendo o crescimento e investimento por parte das companhias".

A CVM vai receber sugestões e comentários do mercado até o dia 8 de julho no e-mail: [email protected].

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!