Candidata única

Bia Kicis é eleita presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara

Autor

10 de março de 2021, 17h11

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) foi eleita nesta quarta-feira (10/3) presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara. A duração no cargo é de um ano. 

Will Shutter/Câmara dos Deputados
Kicis foi eleita presidente da CCJ, a comissão mais importante da Câmara
Will Shutter/Câmara dos Deputados

Kicis foi candidata única e recebeu 41 votos. O PSol chegou a apresentar a candidatura de Fernanda Melchionna (RS), mas a indicação foi indeferida pelo deputado Mauro Lopes (MDB-MG). A justificativa foi de que a vaga pertencia ao PSL, conforme decidido por líderes na última semana. 

A CCJ é considerada a comissão mais importante da Câmara dos Deputados. A indicação de Kicis pegou mal, a ponto de parlamentares de vários partidos terem se juntado para articular o lançamento de candidatura avulsa para fazer frente à indicação da deputada, segundo informações do portal G1

Não foram só políticos que resistiram à nomeação. Kicis é investigada pelo Supremo Tribunal Federal por sua participação em atos antidemocráticos, que pediam o fechamento da Corte e do próprio Congresso.

De sua tribuna na Câmara, defendeu intervenção militar, em clara afronta à democracia e à Constituição. Além disso, é conhecida por polemizar nas redes com pedidos de impeachment de ministros e por ter xingado Celso de Mello de "juiz de merda".

Segundo a repórter Thais Arbex, da CNN, diante das posições hostis de confronto direto da deputada, ministros procuraram interlocutores do governo para sinalizar que a indicação de Bia Kicis equivaleria a uma "declaração de guerra" ao Supremo.

Já a jornalista Mariliz Pereira Jorge, em sua coluna na Folha de S.Paulo, classificou a deputada como "vergonha da raça", dizendo que ela é um entrave ao exercício da sororidade feminina (ao lado de Carla Zambelli e Damares Alves, também bolsonaristas ferrenhas).

Diante da repercussão negativa, Arthur Lira (PP-AL) afirmou que ele só fez a indicação, mas que a escolha caberia aos líderes dos partidos da comissão. "As comissões obedecem a proporcionalidade. E quem indica são os líderes, não o presidente da Câmara", afirmou à repórter Andreia Sadi, do G1.

A CCJ é a comissão mais importante da Câmara porque faz a análise preliminar da legalidade de todos os projetos de lei que tramitam na casa. Isso inclui avaliação de Propostas de Emenda à Constituição (PECs) e mesmo eventuais pedidos de impeachment.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!