Despedida e homenagens

Nefi Cordeiro participa de última sessão da 6ª Turma antes de aposentadoria

Autor

9 de março de 2021, 15h37

Uma semana depois de anunciar a aposentadoria como ministro do Superior Tribunal de Justiça, Nefi Cordeiro foi homenageado nesta terça-feira (9/3) em sua última sessão como membro da 6ª Turma, que julga matéria penal.

Rafael Luz/STJ
Aposentadoria do ministro Nefi Cordeiro deve ser publicada na quinta (11/3)
Rafael Luz/STJ

O magistrado informou aos colegas que deixaria o cargo para cuidar da saúde, ficar com a família e seguir outros rumos. Na ocasião, disse que ainda conviveria com os colegas “por um tempinho”. A aposentadoria deve ser publicada na próxima quinta-feira (11/3).

“Eu saio triste pelo afastamento, porque amo ser juiz, mas saio feliz já imaginando-me como cidadão, pela fé que deposito em Vossas Excelências. São exemplos de juízes. Aprendi com todos, admiro a todos”, disse Nefi Cordeiro, aos colegas de colegiado.

Na mensagem de despedida, destacou o empenho dos ministros na busca pela justiça em cada caso concreto, e como por vezes as discussões se estendem em processos em que sequer há memoriais ou presença de advogados durante o julgamento, mas por destaques de colegas que buscam o resultado mais correto.

“Isso me orgulha e faz estimular a fé que tenho como cidadão, na Seção Criminal e nesta 6ª turma. Deixo amigos, mas deixo testemunho de fé. Saio com o coração partido pela despedida, mas com uma fé inquebrantável na Justiça brasileira”, disse. Nesta quarta-feira (9/3) ele participa de sua última sessão no STJ, pela 3ª Seção.

Homenagens
Na última terça-feira, todos os ministros integrantes da 6ª Turma se pronunciaram em homenagem ao colega, diante do anúncio. Nesta terça, o presidente do colegiado, ministro Antonio Saldanha Palheiro, abriu a seção reforçando os votos de boa sorte ao ministro Nefi.

“As instituições sempre estão acima de seus componentes. Mas a relevância e a credibilidade delas repousam na atuação de seus componentes. Nefi, particularmente, é um magistrado que efetivamente faz a diferença na 6ª Turma. Daí a nossa tristeza e angústia. independentemente da amizade pessoal que nos une, mas pela relevância que traz para aquilo que a 6ª Turma é”, afirmou.

A subprocuradora da República Rachel Dodge, que atua no colegiado, e o advogado Pedro Carriero, da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, também homenagearam o magistrado. “O ministro Nefi Cordeiro provou ao longo dos seus anos de magistratura e da carreira jurídica ter habilidades e qualidades que fazem o bom juiz”, disse Dodge.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!