8 de março

Debates, seminários e palestras celebram Dia Internacional da Mulher

Autor

8 de março de 2021, 8h12

Nelson Jr./SCO/STF
A ministra Carmén Lúcia, do STF, participa de debate sobre o papel da mulher no Direito promovido pela PUC do Paraná
Nelson Jr./STF

Universidades, escritórios e entidades de classe discutem o papel da mulher no universo jurídico e social brasileiro em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A ConJur listou alguns dos principais eventos. Veja abaixo:

8/3
8h30 — 1º Summit #porElas — O evento visa promover a reflexão sobre as conquistas das mulheres e as ações sobre as desigualdades que ainda não foram superadas. O valor das inscrições será 
destinada para o Instituto Cia dos Sonhos, que é uma instituição sem fins lucrativos de caráter filantrópico, fundada no ano de 2000 e que desde 2002 engaja-se como defensor dos Direitos das Mulheres. O valor da inscrição é de R$ 100. Clique aqui para se inscrever.

10h — Mulheres eleitoralistas — O papel da mulher na sociedade e na política  — A advogada Cristiane Frota, diretora do Ipeja (Instituto de Pesquisa e Estudos Jurídicos Avançados), vai mediar a videoconferência, em transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal TV TRE-RJ. O evento, organizado pela EJE-RJ (Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro) com apoio do Ipeja, tem como objetivo destacar a conquista da mulher no universo político. Inscrições aqui até o dia 7 de março.

10h — "Maria Bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço" — O IREE promove webinar para discutir os temas do livro , de autoria da jornalista Adriana Negreiros. Além dela, participarão do encontro a cantora, instrumentista e compositora Maria Gadú, Walfrido Warde, que é presidente do IREE e Yuri Silva, coordenador de Direitos Humanos do IREE. Clique aqui para acompanhar.

11h — "O feminino no Direito" — Evento promovido pela PUC-PR debate sobre os desafios, avanços e perspectivas das mulheres na área e contará com a presença da ministra do STF Cármen Lúcia e da desembargadora do TJ-PR Priscilla Placha Sá. A mediação fica por conta da coordenadora do curso de Direito da PUC-PR, Vivian Lima López Valle. Clique aqui para acompanhar. 

17h Live do Jusbrasil sobre violência doméstica  O Jusbrasil promove uma conversa ao vivo no Instagram sobre violência doméstica, às 17 horas. A convidada para falar sobre o tema é Izabella Borges, advogada criminalista, colunista na ConJur e coidealizadora do Projeto Sentinelas. Também será anunciada, durante a live, uma ação da empresa que deve ampliar a rede de apoio às mulheres vítimas da violência doméstica. Clique aqui para acompanhar.

18h — "Ministério Público, Direito e Gênero – Conquistas e Desafios" — A Associação Paulista do Ministério Público, por meio da APMP Mulher, promove em 08 de março, às 18h00, o webinar "Ministério Público, Direito e Gênero – Conquistas e Desafios", em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Com homenagem a Liliane Marcadante Mortari, vice-corregedora geral do MP-SP, o debate será mediado por Maria Gabriela Prado Manssur, promotora de Justiça do MP-SP e diretora da AMPM Mulher. Participam também as promotoras Valéria Scarance, Silvia Chakian, Jacqueline Orofino e Gabriela Carvalho de AlmeidaClique aqui para acompanhar. 

19h — Programa diversidade 2021 — Alinhada aos movimentos globais pela inclusão e diversidade, a SAE Brasil lança o Programa Diversidade 2021, em formato digital. A iniciativa é da mentoria SAE Mulheres, que busca a representatividade feminina na instituição e a equidade de gênero no setor da mobilidade. Clique aqui para acompanhar.

19h — "Feminismo na construção do Estado democrático de Direito" No evento promovido pela AASP, a professora Eunice Prudente, secretária de Justiça de São Paulo, debate o tema com a presidente da AASP, Viviane Girardi. Clique aqui para acompanhar.

10/3
20h — "Revitimização: PL 3.890/2020 do Estatuto de vítimas de Violência" — Gisele Rocha, psicóloga especialista em codependência, e Celeste Leite dos Santos, promotora de Justiça do Projeto Higia Mente Saudável, fazem uma live no Instagram sobre o Projeto de Lei 3.890, de 2020, sobre revitimização da mulher vítima de violência. Clique aqui para acompanhar. 

11/3
17h — Debate "Direito Tributário e desigualdade de gênero" — Evento promovido pela AASP terá a participação de Tathiane Piscitelli e Raquel Preto. A mediação fica a cargo de Mário Luiz Oliveira da Costa. Clique aqui para se inscrever.  

12/3
17h —
A mulher e a isonomia salarial — A AASP promove seminário sobre o tema com a participação de ministra Maria Cristina Peduzzi (presidente do TST), Viviane Girardi (presidente da AASP) e Luciana Pereira de Souza (conselheira da AASP e advogada trabalhista). Clique aqui para se inscrever.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!