evento online

18º Prêmio Innovare é lançado em cerimônia com presidente do STJ

Autor

2 de março de 2021, 21h22

Nesta terça-feira (2/2) aconteceu a cerimônia de lançamento da 18ª edição do Prêmio Innovare. O evento foi promovido pelo Instituto Innovare no Superior Tribunal de Justiça, de forma totalmente online.

Divulgação
Divulgação

Disputam o prêmio iniciativas jurídicas, nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, e Justiça e Cidadania. Esta última aceita trabalhos de profissionais de todas as áreas. O tema é livre para todas as categorias, exceto uma específica de destaque para iniciativas de defesa da igualdade e diversidade.

Para se inscrever no prêmio, é preciso acessar o site do Instituto Innovare, criar um cadastro e responder um questionário objetivo.

Os projetos são examinados por uma comissão julgadora formada por autoridades do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados, juristas, pesquisadores acadêmicos e ativistas sociais. São levados em conta critérios de eficiência, celeridade, qualidade, criatividade, praticidade, ineditismo, exportabilidade, alcance social, satisfação do usuário final e abrangência territorial.

Participantes
Durante a abertura, o ministro Humberto Martins, presidente da corte, destacou a importância que o Poder Judicário adquiriu com a crise de Covid-19. "Decorrido mais de um ano, ainda estamos todos sob um mandamento de ordem superior: o da pacificação social, sempre com o olhar para o ser humano que está na ponta e que será alcançado, em última análise, por nossas ações", declarou.

Em discurso, o ministro pediu a união de pessoas e instituições neste momento crítico: "Todos somos chamados a repensar as estruturas sociais, econômicas e políticas nas quais estamos inseridos. Somos convidados a refletir sobre nossas crenças, filosofias e, principalmente, sobre o nosso papel nas questões que consideramos relevantes e essenciais nessa engrenagem".

Ayres Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal e presidente do Conselho Superior do Prêmio Innovare, também esteve na abertura: "O que nós queremos é a igualdade de oportunidades — notadamente, no campo material — para que a pessoa, com esse ponto de partida, seja o que toda pessoa é: diversa, diferente e inconfundível com qualquer outra. Todo indivíduo é parte de um todo e, ao mesmo tempo, é um todo à parte", disse ele.

Também participaram da cerimônia os ministros do STJ João Otávio de Noronha, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques, Benedito Gonçalves, Marco Aurélio Bellizze, Moura Ribeiro, Reynaldo Soares Fonseca e Antonio Saldanha Palheiro, além do ministro aposentado Cesar Asfor Rocha, a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi, e o ministro aposentado do STF Sepúlveda Pertence. Com informações da assessoria do STJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!