Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

29/5
16h — O enigma das drogas: decifra-me ou te devoro — Com a participação do criminalista 
Pierpaolo Cruz Bottini, colunista da ConJur, o evento é promovido pelo Coletivo Aisthesis e abordará os temas dos pontos de vista médicos e jurídicos. Mande um e-mail aqui para se inscrever.

31/5
8h — Programa de capacitação docente em Direito e Economia — A FGV Direito Rio recebe até o dia 31 deste mês inscrições para o curso voltado para a capacitação de professores universitários de instituições públicas e particulares. Clique aqui para ler o edital. 

11h — 120 dias da nova Lei de Recuperação e Falência — O evento faz parte do projeto "Conversa com o Judiciário", promovido pela  Revista Justiça & Cidadania. No encontro, o conselheiro do CNJ Marcos Vinícius Jardim, a vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio, o professor de Direito Empresarial da Emerj, Bruno Rezende, e o juiz titular da 4ª Vara Empresarial do Rio, Paulo Assed Estefan, serão entrevistados pelo presidente do Conselho Editorial da revista, ministro do STJ Luis Felipe Salomão. A apresentação será feita pelo editor-executivo Tiago Salles. Clique aqui para acompanhar. 

1º/6 a 29/6
18h — 1º Encontro internacional de Direito do Trabalho — Fadisp — Em todas as terças-feiras do mês de junho acontem palestras e seminários do evento cuja programação reúne os ministros do Tribunal Superior do Trabalho Alexandre Agra Belmonte e Katia Magalhães Arruda e os professores João Leal Amado, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Fernando Fita Ortega, da Universidad de València  e Mario Garmendia Arigón, da Universidad de la República (Uruguai). Clique aqui para se inscrever. 

1º/6
9h — ESG: Base regulatória & tendências — O evento promovido pela Veirano Advogados será moderado por Ana Luci Grizzi, sócia e líder da prática de ESG do escritório, conta com a participação de Robert Eccles, professor da escola de negócios da Universidade de Oxford; Ken Rivlin, sócio do escritório de advocacia internacional Allen & Overy; e Andra Troy, advogada do escritório de advocacia americano Latham & Watkins. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Racismo estrutural nas perspectivas da imprensa e do Poder Judiciário — O encontro, promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, terá a participação do promotor Jader Santos Alves; do advogado Djeff Amadeus e dos jornalistas Juliana Cezar Nunes e Laurindo Lalo Leal Filho. O webinário será coordenado pela diretora-geral da Emerj, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, e pela juíza Simone Dalila Nacif Lopes. Clique aqui para se inscrever.

14h — Qual o desafio das políticas climáticas no Brasil? — A PUC-RJ e a organização Climate Policy Initiative promovem debate as agendas de conservação, energia, instrumentos financeiros e agricultura sustentável no país. A sessão sobre o setor elétrico conta com palestras de Maria João C. P. Rolim, sócia do escritório Rolim, Viotti, Goulart Cardoso Advogados e presidente da Comissão de Energia da OAB/SP; de Amanda Schutze, coordenadora de avaliação de política pública em energia do CPI/PUC-Rio; de Agnes M. da Costa, chefe de assessoria especial em assuntos regulatórios do Ministério de Minas e Energia; e de Rebeca Regina Regatieri, doutoranda na Eesp. Clique aqui para se inscrever. 

17h — As novas MPs trabalhistas de manutenção do emprego e da renda e seus reflexos no Direito Cooperativo — Evento promovido pelo IAB terá a participação da presidente da entidade Rita Cortez e dos presidentes das comissões de Direito Cooperativo, Paulo Renato Fernandes da Silva, e de Direito do Trabalho, Daniel Apolônio. Clique aqui para acompanhar. 

19h — Contexto atualizado dessa discussão, abordando o direito e o acesso à saúde — A OAB-SP promove debate sobre o tema com a participação de Leonardo Navarro (advogado, membro da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP e coordenador do Grupo de Estudos sobre Cannabis Medicinal da CDMS-OAB/SP); do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP); e da médica Carolina Nocetti. A mediação fica por conta do Juliana Peneda Hasse, presidente da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde da OAB-SP. Clique aqui para se inscrever. 

2/6
16h — Fundamentos da pena criminal: uma abordagem crítica dentro de uma sociedade pós-moderna — Participam do evento, promovido pelo IDP,  Luiz Osório Moraes Panza (vice-presidente do TJ-PR), Paulo César Busato (procurador de Justiça do MP-PR) e o advogado Alamiro Velludo Salvador Netto, professor da USP e do IDP. A mediação ficará a cargo de Sarah Gonçalves Ribeiro (assessora jurídica do TJ-PR) e Welington Arruda (advogado e mestrando em Direito pelo IDP). Clique aqui para se inscrever.

19h - Brasil em questão — O presidente do STF, ministro Luiz Fux, será o entrevistado do programa "Brasil em questão", da TV Aberta de São Paulo, canais 8 (VivoTV) e 9 (Net), ao vivo, com a apresentação do jornalista Walter Ciglioni e Mario Covas Neto e reportagem do jornalista Sergio BragaClique aqui para acompanhar no Facebook.

7/6 a 2/7
12h — Congresso internacional de Direito Constitucional Processual — Evento do IPDP reúne juristas da comissão designada para elaborar o anteprojeto do código de processos constitucional, entre eles Ingo Sarlet, Lenio Streck, Teresa Arruda Alvim e Marco Jobim, ministros de cortes superiores e de países que já possuem a codificação das normas constitucionais. Clique aqui para se inscrever.

10/6
8h — Saúde mental e atenção psicossocial na imigração e no refúgio — O Ministério da Justiça e Segurança Pública promove o curso voltado aos profissionais da saúde. São 25 vagas para profissionais que trabalham diretamente com migrantes e refugiados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 10 de junho, por meio de formulário eletrônico.  Clique aqui para se inscrever. 




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 31 de maio de 2021, 8h23

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 08/06/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.