Consultor Jurídico

Olhar para o futuro

IDP promove ciclo de debates sobre reforma política e democracia

O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) promoverá ao longo do mês de junho um ciclo de debates com o tema "Reforma política e democracia: um olhar para o futuro". Os encontros serão realizados nos dias 7, 14, 21 e 22, sempre das 10h às 11h40.

O ministro Gilmar Mendes é um dos coordenadores do ciclo de debates
Divulgação/AASP

O evento é coordenado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e pelo jurista, ex-senador e ex-vice-governador de São Paulo Manoel Gonçalves Ferreira Filho. O professor de Direito Constitucional e Econômico do IDP Victor Fernandes também participa da organização.

Segundo o IDP, o objetivo do ciclo de debates é propor uma agenda acadêmica de reforma política que possa corrigir, ou ao menos atenuar, defeitos do atual modelo de governança, que se fazem sentir independentemente dos representantes do povo em exercício.

"Os debates buscam integrar juristas, cientistas políticos, filósofos, governantes e comunicadores a fim de aprofundar o desenho de alternativas", diz o instituto. O contato para inscrições é por meio do e-mail victor.fernandes@idp.edu.br.

Calendário
O primeiro encontro, no dia 7, terá o tema "Crise do presidencialismo e reforma da governança", com a presença dos professores Manoel Gonçalves Ferreira Filho e Monica Herman Salem Caggiano.

No dia 14, o tema será "Semipresencialismo e governabilidade", com o ex-presidente Michel Temer e o jornalista William Waack. No terceiro encontro, no dia 21, o debate será sobre "Reforma eleitoral e democracia participativa", com a deputada federal Margarete Coelho e o professor Orjan Olsen.

Por fim, em 22 de junho, o ciclo se encerrará com um debate sobre "Sistema partidário repensado: os dilemas do polipartidarismo". Esse encontro contará com a participação dos professores Carlos Blanco de Morais e José Levi do Amaral.

Clique aqui para ver o calendário completo do evento




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 30 de maio de 2021, 11h47

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 07/06/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.