Fiscalização dificultada

PSB pede que Supremo afaste sigilo de operações policiais no Rio de Janeiro

Autor

28 de maio de 2021, 19h06

O PSB pediu nesta sexta-feira (28/5) que o Supremo Tribunal Federal afaste o sigilo de cinco anos imposto pela Polícia Civil do Rio de Janeiro sobre todas as informações a respeito de operações policiais desencadeadas no estado.

Vatican News
Operação policial na favela do Jacarezinho deixou 28 mortos, um deles um policial
Vatican News

Entre as operações policiais sob sigilo, está a da comunidade do Jacarezinho, na zona norte da cidade, no último dia 6 deste mês. A operação resultou na morte de 28 pessoas, entre elas, um policial civil. Foi a com maior número de mortes em confronto.

Em 5 de junho de 2020, o ministro Edson Fachin concedeu liminar na ADPF 635 para limitar, enquanto durar a epidemia de Covid-19, as operações policiais em favelas do Rio a casos "absolutamente excepcionais", devendo ser informadas e acompanhadas pelo Ministério Público. A decisão foi confirmada e complementada pelo Plenário do STF em agosto. 

Em petição na ADPF 635, o PSB, representado pelo advogado Daniel Sarmento, e os amici curiae da ação argumentam que o sigilo às informações sobre operações policiais e investigações a respeito delas desrespeita o direito à informação e a obrigação de a administração pública ser transparente em seus atos.

“Essa proteção do direito à informação é ainda mais necessária em casos que envolvam a violação de direitos humanos. Até porque as autoridades que praticam essas violações quase sempre tentam escondê-las dos olhos do público”, sustenta o partido.

Impedir o acesso de veículos jornalísticos sobre dados referentes à operação do Jacarezinho “ofende profundamente também a liberdade de imprensa e o próprio regime democrático”, diz o PSB.

“O sigilo imposto às informações referentes às operações torna-se ainda mais grave em casos como o da chacina do Jacarezinho. Trata-se de situação em que a Polícia Civil se torna, a um só tempo, o órgão executor da operação, um dos responsáveis pela investigação dos ilícitos praticados e também o guardião dos dados em sigilo. Com isso, ela compromete gravemente o controle social da sua atuação e aumenta as suspeitas sobre a lisura das investigações que realiza”.

A Polícia Civil colocou sob sigilo todas as investigações relativas a operações feitas desde junho de 2020 – mês em que o ministro Edson Fachin concedeu liminar para restringir as incursões em favelas a casos “absolutamente excepcionais” enquanto durar a epidemia de Covid-19.

Para a legenda, a decisão impôs um dever de transparência ainda maior, para que se possa analisar se as operações policiais promovidas após as limitações foram legais.

Investigação do MPF
O PSB também pediu que o Supremo mande o Ministério Público Federal investigar se autoridades do Rio de Janeiro praticaram crimes federais por descumprir da decisão que restringiu as operações policiais. A apuração deve abranger a incursão do Jacarezinho, mas não se limitar a esse episódio.

“Como restou claro na audiência pública conduzida neste feito, uma das causas para a banalização das operações policiais durante a pandemia – a despeito da ordem contrária do STF – tem sido exatamente a omissão do Ministério Público do Rio de Janeiro em realizar o devido controle externo dessas operações. Portanto, além de competente para apuração do crime federal, o MPF parece mais indicado para investigar a desobediência à decisão do STF – bem como outros crimes conexos – por não ter qualquer envolvimento, inclusive omissivo, nas práticas e condutas que devem ser objeto dessa indispensável investigação”, argumenta o partido.

Clique aqui para ler a petição
ADPF 635

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!