Erro da banca

Juiz anula questões de língua estrangeira de candidato em concurso da PRF

Autor

28 de maio de 2021, 16h34

O juiz Alaôr Piacini, da 1ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Anápolis (GO), deferiu pedido de liminar para anular as questões referentes à língua estrangeira de um candidato do concurso da Polícia Rodoviária Federal deste ano.

Reprodução
Em concurso da PRF, candidato escolheu inglês como idioma da prova de língua estrangeira, mas opção foi alterada
Reprodução

Na ação, o candidato sustenta que a responsável pelo certame, Cebraspe/UNB, definiu que os candidatos poderiam optar por fazer a prova de língua estrangeira ou no idioma inglês ou em espanhol. No caso, o reclamante optou pelo inglês no momento da inscrição.

Posteriormente a banca examinadora do concurso detectou inconsistências em sua base de dados que não permitiram o registro correto das escolhas dos candidatos. Para sanar o problema foi publicado o edital de chamamento 6/2021/Concurso PRF, de 9 de abril de 2021.

O reclamante afirma que seu registro inicialmente não foi alterado, mas na véspera da aplicação da prova constatou que houve mudança do idioma escolhido (do inglês para o espanhol). Ele entrou em contato com a banca examinadora para corrigir o problema, mas não foi atendido.

Diante disso, ele acionou a Justiça para que as questões referentes à língua estrangeira de sua prova fossem anuladas e ele recebesse a respectiva pontuação.

Ao analisar o caso, o magistrado registra que o candidato apresentou documentos que atestam a sua queixa e que a falha não ocorreu por um ato dele, mas sim por conduta da contratada para aplicar a prova.

"A alteração repentina de sua opção de língua estrangeira para o Espanhol é ilegal, pois causou prejuízos ao candidato à oportunidade de competitividade em pé de igualdade com os demais, ferindo os princípios da razoabilidade, da proporcionalidade e da isonomia", pontuou o juiz, determinando que a banca responsável pelo concurso anule as questões de língua estrangeira do candidato e que os pontos referentes a essas perguntas sejam creditados a ele.

1003138-25.2021.4.01.3502

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!