Acusação de plágio

DJ Rennan da Penha terá de indenizar rival por ofensas na internet

Autor

27 de maio de 2021, 20h42

Por entender que os ataques do DJ Renan Santos da Silva, o Rennan da Penha, a Everton Ramos de Araújo, conhecido como DJ Cabide, passaram dos limites da rivalidade, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro negou apelação e manteve sentença que condenou Rennan da Penha a pagar indenização por danos morais de R$ 10 mil.

Reprodução
Rennan da Penha deve indenizar rival por ofensas na internet
Reprodução

Rennan da Penha, em suas redes sociais, proferiu diversas ofensas ao DJ Cabide: "Cabide seu merda"; "Cabide roubou música"; "Cabide é capim e ladrão… vai acabar entrando no pau"; "Cabide está fazendo escola de ser chacota"; "Cabide é ladrão de música"; "Cabide é ruim de xota"; "Cabide chacota do funk carioca"; "DJ Cabide o mais otário do Rio de Janeiro"; e "Cabide é doente".

Além disso, Rennan da Penha, em vídeo, o chamou de "mula", "imbecil", "mula de kichute", "energúmeno" e "esse merda". Também disse que "Cabide é capim", "ó faz merda", "rouba música dos outros", "até alguém acabar com o CPF dele".

DJ Cabide moveu ação de indenização, afirmando que trabalha com a "mixagem" de músicas com autorização dos seus autores e faz o pagamento dos direitos pelo uso da obra. Segundo ele, as ofensas agrediram a sua honra.

Já Rennan da Penha sustentou que suas declarações configuram "mero dissabor da vida cotidiana", não afetando a dignidade do DJ Cabide. Ainda argumentou que ele confessou ter plagiado suas músicas.

A indenização foi fixada pelo 3ª Vara Cível de Alcântara, em São Gonçalo (RJ), que também determinou a Renan da Penha que excluísse as ofensas das redes sociais. O músico apelou, mas o recurso foi negado pelo TJ-RJ.

A relatora do caso, desembargadora Elisabete Filizzola, afirmou que "as expressões utilizadas pelo réu [Rennan da Penha] são de cunho vexatório e ofensivo, injustificáveis, donde se conclui que o réu passou dos limites de uma possível rivalidade entre DJs e atingiu a dignidade da pessoa do apelado [DJ Cabide]".

Clique aqui para ler a decisão
0022119-53.2018.8.19.0087

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!