Luto na política

Autoridades lamentam morte de Jaime Lerner, ex-governador do Paraná

Autor

27 de maio de 2021, 10h53

Morreu nesta quinta-feira (27/5) o ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner, aos 83 anos. Ele estava internado desde a última sexta, por complicações renais.

OECD/ITF, Marco Urban, Marc-Steffen Unger, Simone Neumann
OECD/ITFJaime Lerner foi por três vezes prefeito de Curitiba e governou o PR por dois mandatos

"É com imenso pesar que o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie informa que às 5h10 desta quinta-feira, 27 de maio, o ex-governador Jaime Lerner veio a óbito em decorrência de complicações de doença renal crônica. Lamentamos a perda e desejamos conforto aos familiares, em nome do Senhor", afirmou o Hospital Evangélico Mackenzie, de Curitiba, onde Lerner estava internado.

Arquiteto e urbanista, foi prefeito de Curitiba por três vezes, em 1971, 1979 e 1989. Durante seus mandatos, alcançou notoriedade mundial pelos projetos urbanísticos visionários que implantou na cidade. Depois, governou o Paraná em dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2000.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin, que fez carreira no Paraná, lamentou a morte de Lerner. "O Paraná e o Brasil perdem uma de suas melhores inteligências. Jaime Lerner traduziu em sua vida uma respeitável carreira acadêmica, profissional, e de vida pública desvelada ao sentido permanente da existência. Fica a memória de quem com sensibilidade compreendeu o efêmero e com serenidade se inscreveu na história."

Em nota no Twitter, a Prefeitura de Curitiba fez um post carinhoso. "Jaime Lerner nasceu aqui e deixou seu legado. Andando por aí encontramos sua história na Rua XV de Novembro, nas canaletas para ônibus, no Jardim Botânico, na Ópera de Arame ou em uma voltinha na Rua 24 Horas. Curitiba carrega Jaime Lerner na história e no coração."

Também pelo Twitter, o prefeito de São Paulo, João Doria, manifestou pesar. "O Brasil perde um grande homem público, extraordinário arquiteto e urbanista. A morte do ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, comove a todos. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos."

Os políticos paranaenses também lembraram o ex-governador nas redes sociais: a deputada federal Gleisi Hoffmann expressou "solidariedade aos familiares"; o senador Álvaro Dias ofereceu "nossos sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos e a todos os seus admiradores"; e o senador Flávio Arns lamentou a perda de "uma mente brilhante que elevou o nome de Curitiba e do Paraná, pensou coisas nunca antes pensadas e transformou nossa capital e nosso estado em polos turísticos e de desenvolvimento".

O atual governador do estado, Ratinho Junior, não deixou de registrar seu pesar. "Nossas condolências à família e amigos do ex-governador Jaime Lerner. O Paraná perde um grande cidadão, que ajudou a transformar Curitiba e o Estado. Os nossos corações, marca que por muito tempo ele usou, estão juntos neste momento de profunda dor e tristeza para todo o povo do Paraná. Jaime Lerner tinha amor pelo Paraná. Dedicou uma vida inteira ao Estado, com realizações que transformaram Curitiba e servem até hoje de inspiração mundo afora. Um exemplo que ficará marcado eternamente pelas centenas de obras espalhadas pelo nosso Estado."

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!