risco de crédito

Serasa muda regras para cálculo do score e valoriza contas em dia

Autor

26 de maio de 2021, 16h56

A Serasa, empresa de informações e análises para apoio a negócios, tem feito alterações no cálculo estatístico do seu score que mede o risco de crédito do consumidor. As contas pagas em dia terão mais peso do que dívidas antigas.

Dollar Photo Club
Dollar Photo Club

O score dá uma nota de zero a mil com base no comportamento financeiro de cada consumidor. Quanto mais dívidas, menor a nota. Com base nisso, o custo do crédito varia de pessoa para pessoa.

As mudanças tendem a aumentar a nota da maioria dos cadastrados. Até então, a Serasa dava muita ênfase à negativação, mesmo que do passado. As novas informações permitem que a empresa analise melhor os hábitos recentes do consumidor. Assim, o score aumentará caso a pessoa tenha dívidas de alguns anos atrás, mas nunca atrase o pagamento de cartão de crédito ou financiamentos.

As mudanças entram em vigor gradativamente a partir desta quarta-feira (26/5). A estimativa é de que os scores de todos os CPFs sejam atualizados em até duas semanas. A Serasa pretende também lançar um manual oficial que mostrará como melhorar a pontuação. O score pode ser acessado pelo site da Serasa ou pelo aplicativo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!