Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

25/5 a 27/5
17h — Defesa criminal e provas digitais — O evento terá três dias de duração. Entre os temas que serão discutidos estão aplicativos de mensagens e compartilhamento de dados, investigação defensiva e provas digitais e busca e apreensão online como meio de investigação. O webinar será aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez. Clique aqui para acompanhar. 

25/5
10h — Reforma do processo orçamentário — O evento promovido pela FGV-Rio terá a participação do professor Fernando Rezende; do professor titular de Direito Financeiro da USP Fernando Scaff e da professora Elida Graziane. A moderação das discussões será feita pelo coordenador do evento, Gustavo Fossati; pela diretora de Cursos − York University, Melina Rocha; e pela pesquisadora FGV Direito Rio, Layla McClaskey. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Adoção em Pauta — Participam do evento promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) a presidente da Comissão de Adoção do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Silvana do Monte Moreira; a assistente social Andrea Cristina Pereira; e as psicólogas Ana Paula Sampaio, Aline Pereira Diniz (mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz) e Eliana Olinda Alves (doutora em psicologia pela Universidade Federal Fluminense). Clique aqui para se inscrever. 

10h30 — A obra jornalística e as novas mídias: uma reflexão na questão da proteção autoral e do Direito da Concorrência — Evento promovido pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) será aberto pela presidente nacional da entidade, Rita Cortez. Os debates serão mediados pela presidente da Comissão de Direito da Propriedade Intelectual, Silvia Regina Dain Gandelman. Clique aqui para acompanhar. 

16h — Consórcio Covax: Transferência de tecnologia e a pandemia da Covid-19 — Promovido pela ABPI (Associação Brasileira da Propriedade Intelectual), o debate contará com a participação de Roberta Arantes, head do Departamento de Marcas da Daniel Advogados, e tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre o consórcio liderado pela Organização Mundial da Saúde e tratar da transferência de tecnologia no desenvolvimento de vacinas. Clique aqui para se inscrever. 

16h30 — Ejef lança livro sobre experiências de adoção — A publicação foi organizada pela equipe da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), com depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela acolhida de vínculos afetivos não biológicos. Clique aqui para acompanhar o lançamento da obra. 

18h — O Direito das Empresas em Dificuldade — O webinar terá como convidados especiais o advogado e professor da USP, Eduardo Munhoz, e o advogado, membro do NDEA da FGV Direito Rio e professor da PUC-SP, Ivo Waisberg. As discussões serão mediadas pelo professor da FGV Direito Rio, Márcio Souza Guimarães, que coordena o NDEA da FGV Direito Rio. Clique aqui para se inscrever. 

26/5
15h — Violência familiar durante a pandemia — Para debater essa questão, o escritório Rubens Naves Santos Jr. Advogados promove seminário com a participação de Luciana Temer (presidente do Instituto Liberta) e Bruna Latrofe (técnica de programas sociais na Fundação Abrinq). A mediação do encontro ficará a cargo do advogado Lucas Fernando Alves. Clique aqui para acompanhar. 

17h —  Liberdade de expressão vs direito das marcas — Evento terá a participação de Kone Cesário, professora de propriedade intelectual da academia do INPI e vice diretora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, autora da obra "Proteção das Marcas Visualmente Perceptíveis"; e o desembargador do TJ-RJ e professor Andre Gustavo Correia de Andrade, autor da obra "Liberdade de Expressão em Tempos de Cólera". Clique aqui para acompanhar. 

17h — Valoração da Prova e Standards de Prova no Sistema Processual — O Fórum Permanente de Direito Penal e Processual Penal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro promove evento com a participação dos desembargadores José Muiños Piñeiro Filho e André Chute e do promotor de Justiça Decio Alonso. O conferencista será o advogado e consultor jurídico Gustavo Henrique Badaró, professor titular de Processo penal da USP.  A professora Denise Luz e o procurador do município de Recife Ravi Peixoto serão os debatedores. Clique aqui para se inscrever. 

17h30 — Live Ibradim: Livro discute tributação no mercado imobiliário — O Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim) lança a obra produzida sobre temas atuais de tributação das atividades imobiliárias. O evento virtual será aberto para associados e público geral. A palestra terá abertura de Olivar Vitale, presidente do instituto, professor e membro do Conselho de Gestão da Secretaria da Habitação do estado de São Paulo e do Conselho de Gestão da Secretaria de Licenciamento e Urbanismo do município de São Paulo. A apresentação do livro será feita por Rodrigo Dias, presidente da Comissão de Direito Tributário do instituto. Clique aqui para acompanhar. 

27/5
12h — Seminário Direito Esportivo — O advogado João Marcos Guimarães Siqueira, procurador do STJD e sócio do Bosisio Advogados, participará do seminário  promovido pela OAB São Gonçalo, em parceria com a Associação Brasileira de Advogados e a Confraria dos Advogados de Niterói. Clique aqui para acompanhar. 

16h30 — Responsabilidade civil, novos danos — A Aasp e a Escola Superior de Advocacia da OAB-RS promovem evento com a participação de Eduardo Lemos Barbosa, Gisela Sampaio da Cruz Guedes e Bruno Miragem. Clique aqui para se inscrever.  

17h — Novas perspectivas para o CEBAS —  Debatem o tema na live promovida pela ONG Bureau Social, José Roberto Covac Junior, sócio da Covac Sociedade de Advogados, e Fernanda S. Ortolan, diretora do Departamento jurídico da ONG. Clique aqui para acompanhar. 

18h30 — Direitos trabalhistas no home office — A palestra promovida pela Russell Bedford Brasil será ministrada pela palestrante e paralegal da empresa de auditoria e consultoria, Roberta Santayana, e abordará o RH e gestão de pessoas nesse momento de home office, apresentando o que pode ou não ser feito e os direitos do trabalhador nesse "novo normal". Clique aqui para se inscrever.

28/5
16h — O novo Marco Legal das Startups — A Aasp promove webinar gratuito com a participação de Luis Cappelozzi, Mariana Rossatti Molina e Alexandre Bonilha (mediador). Clique aqui para se inscrever. 

31/5
11h — 120 dias da nova Lei de Recuperação e Falência — O evento  faz parte do projeto “Conversa com o Judiciário”, promovido pela  Revista Justiça & Cidadania. No encontro, o conselheiro do CNJ Marcos Vinícius Jardim, a vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio, o professor de Direito Empresarial da Emerj, Bruno Rezende, e o juiz titular da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, Paulo Assed Estefan serão entrevistados pelo presidente do Conselho Editorial da Revista, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão. A apresentação será feita pelo editor-executivo Tiago Salles. Clique aqui para acompanhar. 

1º/6 a 29/6
18h — 1º Encontro Internacional de Direito do Trabalho - FADISP — Em todas as terças-feiras do mês de junho ocorrem palestras e seminários do evento cuja programação reúne os ministros do Tribunal Superior do Trabalho Alexandre Agra Belmonte e Katia Magalhães Arruda e os professores João Leal Amado, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Fernando Fita Ortega, da Universidad de València  e Mario Garmendia Arigón, da Universidad de la República (Uruguai). Clique aqui para se inscrever. 

2/6
16h — Fundamentos da pena criminal: uma abordagem crítica dentro de uma sociedade pós-moderna — Participam do evento, promovido pelo IDP,  Luiz Osório Moraes Panza (vice-presidente do TJ-PR), Paulo César Busato (procurador de Justiça do MP-PR) e o advogado Alamiro Velludo Salvador Netto, professor da USP e do IDP. A mediação ficará a cargo de Sarah Gonçalves Ribeiro (assessora jurídica do TJ-PR) e Welington Arruda (advogado e mestrando em Direito pelo IDP). Clique aqui para se inscrever. 




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 25 de maio de 2021, 8h40

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 02/06/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.