Democratização do concurso

Associação de juízes lança curso gratuito para candidatos de baixa renda

Autor

16 de maio de 2021, 14h00

A Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (Ajuferjes) se juntou à Educafro para lançar o curso "Magistratura Federal Plural". A finalidade é oferecer capacitação gratuita a candidatos do concurso público para carreira da Magistratura Federal 2021 que se encontrem social e economicamente vulneráveis.

Divulgação/TJ-MT
Candidatos vulneráveis são prejudicados pela desigualdade entre interessados
Divulgação/TJ-MT

O curso acontece de agosto de 2021 a junho de 2022 na plataforma Zoom, com aulas das 20h às 22h, de segunda a sexta-feira, com corpo docente de juízes federais, advogados e procuradores, muitos deles mestres e doutores. O currículo conta com quatro módulos que encapsulam todas as matérias solicitadas pelos editais do concurso. Além das aulas, ocorrerá simulado conforme critérios da prova de primeira fase ao fim de cada módulo.

As vagas do curso serão distribuídas entre estudantes e profissionais de baixa renda de modo que 20 serão reservadas para indígenas e negros, duas para pessoa com deficiência, dez para mulheres e 18 para ampla concorrência.

Paulo César Rodrigues, juiz federal e diretor da Escola Ajuferjes afirma que "o perfil do judiciário hoje não representa a realidade da sociedade brasileira. Com essa iniciativa, queremos ajudar na construção de um judiciário mais representativo e, consequentemente, mais democrático".

A presidente da Ajuferjes e juíza federal Sandra Chalu acrescenta que "trata-se de uma ação social muito importante e pensada para habilitar os estudantes de forma completa para disputar uma vaga nos concursos nacionais".

As inscrições podem ser feitas entre 15 e 31 de maio no site da Educafro. Serão disponibilizadas 50 vagas imediatas e 100 de cadastro de reserva. Com informações da assessoria de comunicação da Associação dos Juízes Federais dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!