Consultor Jurídico

Direito remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

11/5 a 29/6
9h — Difusão da cooperação jurídica internacional —  Extradição, recuperação de ativos e subtração internacional de crianças e adolescentes são alguns dos temas que serão discutidos no ciclo de palestras organizado pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Conselho da Justiça Federal. No debate, serão discutidas as tramitações de pedidos de cooperação feitos pelo Brasil para outros países, além de pedidos recebidos do exterior. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, participará da abertura do evento. O ciclo de palestras irá até o dia 29 de junho, sempre as terças. Clique aqui para acompanhar. 

10/5 a 13/5
19h — Transformação do Direito no mundo pós-pandemia — Evento promovido pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS vai reunir grandes nomes do debate jurídico nacional para quatro dias de imersão nas áreas de Direito Digital, Direito Empresarial, Compliance, Economia, Direito do Trabalho e Constituição. Entre os palestrantes e debatedores convidados estão o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux; a presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Maria Cristina Peduzzi; o ministro do STF Luís Roberto Barroso; o diretor do Credis-IDP e referência em LGPD Danilo Doneda; a médica, doutora em cardiologia e reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Lucia Pellanda; o procurador de Justiça do MP-RS e presidente da FMP  Fábio Roque Sbardellotto; e o CEO da instituição, Silvio Teitelbaum. Clique aqui para acompanhar. 

12/5 e 14/5
10h — Análise econômica da reforma tributária — Em parceria com o TRF-3, a FGV Direito Rio promove dois encontros para discutir os principais aspectos econômicos da reforma tributária. Clique aqui para se inscrever. 

13/5
10h — Em Pauta discute combate ao crime organizado — Para falar sobre o assunto, o convidado é o promotor de Justiça do Ministério Público do Acre Júlio César de Medeiros. O programa é produzido pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP) e apresentado pela conselheira Fernanda Marinela. Clique aqui para acompanhar

14h — Novas regras trabalhistas. O que pode e o que não pode? — Participam do webinário os assessores jurídicos da Fecomercio-SP Paula Tateishi e Eduardo Pastore, que falam sobre o que muda, o que não muda, e em como evitar complicações legais antes de tomar qualquer decisão. Ao final do debate, os especialistas estarão à disposição do público para esclarecer todas as dúvidas. Clique aqui para se inscrever.

16h — Ataques cibernéticos e resposta a incidentes: Como gerir crises de maneira eficiente — Evento promovido pela Lefosse Advogados terá a participação de Ludmila Groch, Paulo Lilla e Carla Segala e debaterá quais as medidas que podem ser adotadas para prevenir ataques do tipo e gerir de maneira eficaz eventuais incidentes capazes de comprometer o negócio, prejudicar a imagem da empresa e causar danos aos titulares de dados. Clique aqui para se inscrever. 

17h — La tensión entre la salud pública y las patentes en la era del Covid-19 Evento reúne especialistas de toda América Latina para tratar de uma discussão que tem ganho cada vez mais corpo com o avanço da Covid-19 no continente. Clique aqui para se inscrever. 

17h — Recuperação de empresas em tempos de pandemia — Evento promovido pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA), em conjunto com a International Business Law Consortiun e o Center for International Legal Studies, terá a presença do advogado Eduardo Boccuzzi, sócio fundador do escritório Boccuzzi Advogados Associados e especialista em direito bancário, direito tributário e mercado de capitais. O evento integra a abertura do 11º Congresso Argentino de Direito Comercial e do Congresso Ibero-Americano de Insolvência Bahía Blanca. Inscrições no e-mail: admisiones@umsa.edu.ar

17h —  LGPD e futebol — Encontro promovido pela Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA) e a LGPDBrasil discute as sanções previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, que criou obrigações para todas as empresas, incluindo os clubes de futebol e organizações desportivas, para assegurar a privacidade e a proteção de dados pessoais de atletas, torcedores e funcionários. Os convidados são Alexandre Pinto (VP de Tecnologia do Flamengo), Luiz Felipe Santoro (diretor jurídico da CBF) e Alexandre Coelho (DPO da CBF). Os debatedores serão Yun Ki Lee (sócio fundador da LBCA) e Paulo Vinicius de Carvalho Soares, com mediação de Santamaria N. Silveira, gerente de conteúdo. Clique aqui para acompanhar. 

18h — Competências necessárias para ser um gestor jurídico — O vice-presidente Jurídico da seguradora Prudential do Brasil, Antônio Rezende, vai participar do evento promovido pela Inteligência Jurídica (Intelijur). O encontro também contará com a presença de Sara Dieguez, diretora da Intelijur e cofundadora da FDjur (Fórum de Departamentos Jurídicos), e José Nilton Alcântara, diretor da Intelijur e fundador da FDJur. Clique aqui para se inscrever. 

19h — Reforma tributária e os possíveis cenários de um novo Sistema Tributário — O evento é promovido pela Mackenzie Tax & Accounting League tem como objetivo tratar do contexto histórico e cenários atuais da reforma tributária no Brasil, especialmente em razão das recentes movimentações no Congresso. Clique aqui para acompanhar. 

19h15 — Direito ao esquecimento  — Evento promovido pela Aasp terá a participação de Karina Nunes Fritz, Taís Gasparian e Katia Brembatti. Clique aqui para se inscrever. 

13/5,  20/5 e 27/5 
10h30 — Ciclo de webinários debaterá experiências práticas em concessões e PPPs —  Iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) terá quatro encontros semanais e contará com a participação especial do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. As atividades, gratuitas, são direcionadas a servidores municipais e estaduais dos órgãos fiscalizados pela Corte de Contas paulista, advogados, acadêmicos de Direito e demais interessados. Clique aqui para acompanhar. 

14/5
8h30 — Relações trabalhistas contemporâneas — O Tribunal Superior do Trabalho e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho promovem o Simpósio Internacional "Primeiro de Maio: pilares e desafios das relações trabalhistas contemporâneas", que trará palestras de especialistas do Direito do Trabalho sobre assuntos como a cultura dos trabalhadores brasileiros, direitos individuais e coletivos trabalhistas na Europa Ocidental e na América Latina, crise do sindicalismo na União Europeia, história social do trabalho e seu futuro, entre outros. A presidente do TST e do CSJT, ministra Maria Cristina Peduzzi, fará a abertura solene do evento. Os inscritos receberão certificado digital. Clique aqui para se inscrever e aqui para acompanhar.

10h — A Democracia Constitucional e seus inimigos — Evento promovido pelo IREE recebe o professor Luigi Ferrajoli. Participam do encontro o advogado e fundador do Lawfare Institute, Cristiano Zanin, a advogada e jornalista Paola Ligasacchi, o diretor do IREE Rafael Valim e o presidente da entidade, Walfrido Warde. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Transformação digital e segurança cibernética nos países do Brics — Evento promovido pela FGV Rio terá a participação do diretor do escritório regional para as Américas da União Internacional de Telecomunicações (ITU), Bruno Ramos; do Comissário do Information Regulator da África do Sul, Sizwe Snail; da diretora do Centro Link da Wits University, Lucienne Abrahams; e do assessor de cibersegurança da Huawei, Colm Murphy. Também participam do debate os CyberBRICS Fellows Larissa Magalhães, Smriti Parsheera, Senka Hadzic, Wei Wang e Anya Orlova. Clique aqui para se inscrever. 

11h30 — Parcelamento de débitos em execuções trabalhista — Evento promovido pela Feninfra terá a participação do secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, do ministro do TST Ives Gandra Martins Filho, além de representantes setoriais. Clique aqui para acompanhar. 

20/5
17h — Ratificamos o Protocolo de Nagoia, e agora? —  O debate será dividido em duas partes. A primeira tendo o Brasil como provedor de patrimônio genético e a segunda, como utilizador de patrimônio genético de terceiros. Clique aqui para se inscrever.

17h —  Mediação preventiva atuando na quitação anual de débitos trabalhistas (artigo 507-B/CLT) como forma de prevenir conflitos nas relações de trabalho — O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Escola Nacional de Prevenção e Solução de Conflitos (Enapres), e com a parceria da Câmara Internacional de Mediação e Arbitragem de Conflitos, promove evento que discute conceitos básicos da mediação do trabalho, com foco no artigo 507-B da CLT. Clique aqui para se inscrever. 

25/5
16h30 — Ejef lança livro sobre experiências de adoção — A publicação foi organizada pela equipe da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), com depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela acolhida de vínculos afetivos não biológicos. Clique aqui para acompanhar o lançamento da obra. 

27/5
18h30 — Direitos trabalhistas no home office — A palestra promovida pela Russell Bedford Brasil será ministrada pela palestrante e paralegal da empresa de auditoria e consultoria, Roberta Santayana, e abordará o RH e gestão de pessoas nesse momento de home office, apresentando o que pode ou não ser feito e os direitos do trabalhador nesse "novo normal". Clique aqui para se inscrever. 

7/6 a 2/7
12h — Congresso internacional de Direito Constitucional Processual — Evento do IPDP reúne juristas da comissão designada para elaborar o anteprojeto do código de processos constitucional, entre eles Ingo Sarlet, Lenio Streck, Teresa Arruda Alvim e Marco Jobim, ministros de cortes superiores e de países que já possuem a codificação das normas constitucionais. Clique aqui para se inscrever.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 13 de maio de 2021, 8h24

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 21/05/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.