Tragédia Rio-Paris

Tribunal parisiense vai julgar Air France e Airbus por queda do voo AF 447

Autor

12 de maio de 2021, 19h35

As empresas aéreas Air France e Airbus serão julgadas pelo Tribunal de Apelações de Paris devido à acusação de homicídio culposo pelo acidente do voo AF 447, ocorrido em 2009. Ainda não há data marcada.

Wikimedia Commons
Destroços da aeronave Airbus A330, cuja queda em 2009 matou 228 ocupantes
Wikimedia Commons

O julgamento atende pedido da Procuradoria-Geral da França e de uma associação de familiares das vítimas do acidente. Em 2019, os juízes de instrução responsáveis pela investigação isentaram as empresas de responsabilidade pela queda. As informações são da Folha de S.Paulo.

O avião saiu do aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Paris e 228 pessoas a bordo. Após aproximadamente quatro horas de voo, o avião caiu no Oceano Atlântico. Não houve sobreviventes, o que fez do ocorrido o pior desastre aéreo da história da Air France.

A tragédia teria ocorrido devido ao congelamento dos sensores externos da aeronave Airbus A330. Isso teria feito com que fossem exibidas informações equivocadas sobre a velocidade, o que desorientou os pilotos.

Na decisão de 2019, os juízes não identificaram falha defeituosa por parte das empresas e consideraram que o acidente teria ocorrido por uma série de fatores nunca antes ocorridos. Os recorrentes alegam que teria havido negligência e imprudência das acusadas: a Air France não teria fornecido treinamento adequado aos pilotos para casos de anomalias nas sondas de medição de velocidade, enquanto a Airbus teria subestimado a gravidade das falhas das sondas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!