fábrica de ideias

IREE debate democracia constitucional com Luigi Ferrajoli

Autor

12 de maio de 2021, 18h57

A importância das garantias processuais na democracia constitucional é um tema de extrema relevância nos dias atuais no Brasil e em diversos outros países.

Para debater o assunto e compreender melhor questões como o populismo e as ameaças à democracia, o IREE realiza um evento exclusivo na sexta-feira, dia 14/5, às 10h, com o professor italiano Luigi Ferrajoli, um dos mais requisitados pensadores do Direito da atualidade.

Reprodução
Ferrajoli é professor de Filosofia do Direito e de Teoria Geral do Direito
Reprodução

Ferrajoli foi juiz por nove anos e deixou a magistratura em 1975 para se dedicar exclusivamente à carreira acadêmica. É professor de Filosofia do Direito e de Teoria Geral do Direito e publicou Direito e Razão: Teoria do Garantismo Penal, obra que o fez reconhecido internacionalmente e que sustenta seu pensamento de que sem garantias penais não há Justiça possível.

Em 2011, Ferrajoli escreveu a obra Poteri selvaggi. La crisi della democrazia italiana, em que identificava o surgimento de poderes que não se submetiam aos limites inerentes à democracia constitucional como causa da crise democrática na Itália.

O evento online do IREE contará com a participação dos debatedores Paola Ligasacchi, advogada e jornalista, Cristiano Zanin, advogado especialista em Direito Processual Civil, Rafael Valim, advogado e diretor do IREE, e Walfrido Warde, advogado e presidente do IREE.

A conferência contará com tradução simultânea italiano-português e será em formato fechado, via Zoom, com inscrições gratuitas e vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo site do IREE. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!