Mulheres e Justiça

Podcast baseado em livro vai debater questões de gênero no Direito

Autor

11 de maio de 2021, 11h10

A plataforma #CulturaEmCasa lança, nesta terça-feira (11/5), o podcast "Mulheres e Justiça", desdobramento do livro coletivo "Mulheres e Justiça — Os Direitos Fundamentais escritos por elas". Os episódios vão ar todas as terças-feiras, ao meio dia, nas plataformas de podcasts e na plataforma de streaming #CulturaEmCasa

123RF
O podcast discute o papel das mulheres na construção do desenvolvimento sustentável
123RF

O objetivo do podcast é aprofundar e estimular o debate sobre Direito e gênero, como proposto no livro. Em cada episódio, três autoras falarão sobre direito das mulheres a partir dos textos que escreveram no livro, além da participação de convidados especiais, ligados aos temas abordados, como Drauzio Varella, André Trigueiro, Gregório Duvivier e Vivi Fecher.

O livro, que é a base do podcast, é composto por 32 artigos escritos por mulheres e trata de temas como a violência doméstica, feminicídio, assédio sexual, entre outras violações de direitos.

A obra também discute o papel das mulheres na construção do desenvolvimento sustentável, um olhar sobre mulheres migrantes e refugiadas e intersecções entre o Direito e a Literatura. 

"Mulheres e Justiça — Os Direitos Fundamentais escritos por elas" foi lançado pela editora Juspodivm e organizado pela advogada Alessandra Gotti, pela desembargadora Inês Virgínia P. Soares e pela subprocuradora-geral da República Sandra Cureau.

A #CulturaEmCasa é uma plataforma criada em abril de 2020 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e com gestão da Organização Social Amigos da Arte.

"Incluir e produzir conteúdos nos canais de podcast é mais um passo que a plataforma #CulturaEmCasa avança para debater assuntos relevantes sobre gênero, cultura, direitos humanos, entre outros. Iniciamos este projeto voltado para a realidade do universo feminino, graças à parceria entre a Amigos da Arte e as organizadoras do livro. Tendo sempre como meta ampliar a repercussão sobre os temas debatidos nos episódios, atingindo o maior número de pessoas", ressalta Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

"Pelos direitos das Mulheres" é o tema do primeiro episódio com as organizadoras e com as participações de Gregório Duvivier e Vivi Fecher. "Nosso objetivo é o de contribuir para a consolidação de uma cultura jurídica sensível à temática da equidade de gênero. Lançar luzes sobre a importância de valorizar o papel da mulher no cenário jurídico  da mulher escritora, pesquisadora, profissional, titular de direitos e usuária do sistema de justiça", destacam as organizadoras.

Clique aqui pra comprar o livro

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!