Consultor Jurídico

Direito remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

6/5  13/5  20/5 e 27/5 
10h30 — Ciclo de webinários debaterá experiências práticas em concessões e PPPs —
  Iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) terá quatro encontros semanais e contará com a participação especial do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. As atividades, gratuitas, são direcionadas a servidores municipais e estaduais dos órgãos fiscalizados pela Corte de Contas paulista, advogados, acadêmicos de Direito e demais interessados. Clique aqui para acompanhar. 

6/5
9h — A regulação das criptomoedas: Discussão sobre o Projeto de Lei 4.207/2019  — Evento da Aasp terá a participação de Victor Teixeira Nepomuceno, Camila Villard DuranTiago Severo, Reinaldo Rabelo e Paula Lima Oliveira. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Relação entre Brasil e Reino Unido — Clima, comércio e geopolítica —  O Iree promove evento com a participação da ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda; do deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM); do embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson; do presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice), o ex-embaixador do Brasil em Washington Rubens Barbosa; e do Presidente do Iree, Walfrido Warde. Clique aqui para acompanhar.

16h — Implicações das reformas de insolvência brasileiras — O encontro terá a participação de Thomas Benes Felsberg, sócio-fundador do Felsberg Advogados e do juiz James Peck, responsável pelo caso da Lehman Brothers em Nova York, e que apresentará também a suas perspectivas sobre o impacto da nova lei e das reestruturações recentes nos EUA e no Brasil. Clique aqui para se inscrever. 

16h30 — Proteção de dados e segurança da informação no mercado de valores mobiliários —  Evento promovido pelo  escritório Chediak Advogados terá a participação do diretor da CVM, Alexandre Costa Rangel. O encontro será conduzido pelos sócios do escritório Julian Chediak, especialista em mercado de capitais e valores mobiliários, e Cecilia Choeri, especialista em proteção de dados e compliance. Clique aqui para acompanhar. 

18h — Demandas eleitorais na reforma política: O pré-registro — O ex–ministro do Tribunal Superior Eleitoral e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade), Henrique Neves da Silva, fará palestra no evento do IAB, que será aberto pela presidente nacional da entidade, Rita Cortez, e a presidente da Comissão de Direito Eleitoral do IAB, Vânia Aieta.  Aos estudantes de Direito que participarem do webinar serão concedidas duas horas de estágio pela OAB/RJ. Para ter direito ao certificado, o estudante terá que enviar, durante o evento, para o e-mail inscricoes@iabnacional.org.br. Clique aqui para acompanhar. 

6/5 e 7/5
13h — 1º Congresso internacional de Direito Notarial e Registral — Felipe de Santa Cruz, presidente do Conselho Federal da OAB; André Abelha, presidente da Comissão Especial de Direito Notarial e Registral do Conselho Federal da OAB e sócio de Wald, Antunes, Vita e Blattner Advogados; Rachel Ximenes, presidente da Comissão Direito Notarial e Registros Públicos da OAB-SP; e Cláudio Marçal, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR)  participam do evento. O advogado André Abelha será também um dos debatedores do painel "Principais resoluções do CNJ nas atividades cartorárias" no dia 7. Clique aqui para se inscrever.

7/5
9h —  Projetos de Lei (PLs) nº 4.257/19 e nº 4.468/20 — O Núcleo de Direito Tributário do Mestrado Profissional da FGV Direito SP, no contexto da linha de pesquisa "Métodos Alternativos (ou Adequados) de Resolução de Controvérsias e o Direito Tributário: Limites e Desafios", realizará evento para discutir os projetos. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Comércio Internacional em debate — Iwam Jaeger Junior, sócio do Kincaid Mendes Vianna Advogados é o moderador do 2º Painel – Transportes, Comercializados e Contratos – da série do evento que também contará com a presença de Celso AzevedoMárcia AkisuePhilippe Wauters e Paulo Campos Fernandes. Clique aqui para se inscrever.

14h — Os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na área imobiliária — Entre os palestrantes estarão a presidente da Comissão de Direito Digital do IAB, Fernanda Sauer; o presidente da Comissão de Direito Condominial do Conselho Federal da OAB, Antonio Marcos da Silva; o desembargador Nagib Slaib Filho, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), e o 2º vice-presidente do IAB, Sydney Sanches. O webinar será aberto pela presidente nacional da entidade, Rita Cortez. Clique aqui para acompanhar. 

17h —  Autor em foco —  Direito Constitucional com Virgílio Afonso da Silva — A abertura do evento ficará por conta de Lívia Gil Guimarães e a moderação com Solange de Oliveira Jacinto. Clique aqui para acompanhar.

10/5
9h30 — 8º encontro nacional das Procuradorias Fiscais — Para debater os atuais desafios institucionais nas Procuradorias Fiscais, o ENPF terá diversas oficinas temáticas e palestras, com os mais renomados nomes da área. Clique aqui para se inscrever. 

14h — Desafios para as eleições de 2022 — O simpósio é promovido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Diamantina. O evento é virtual, gratuito e com certificado de 6 horas para inscritos que confirmarem presença nos painéis. Clique aqui para se inscrever. 

18h — Advocacia contemporânea e a interdisciplinaridade do direito penal empresarial — Nesta live, os autores e organizadores mergulham no tema e apresentam a obra editada pela Editora D'Plácido. Um dos palestrantes será o ex-ministro da Justiça, Miguel Reale JúniorClique aqui para acompanhar. 

10/5 e 11/5
14h — Seminário cultura de paz e gestão de conflito — A Academia Brasileira de Métodos Adequados de Solução de Conflitos (Abmasc) organiza, em homenagem a seu presidente honorário Paulo Bonavides, um evento que visa valorizar o esforço e dedicação na busca da inclusão do direito à paz como categoria dos direitos fundamentais do ordenamento jurídico. A palestra de abertura será proferida pela ministra Cármen Lúcia, do STF. Clique aqui para se inscrever.

11/5
9h — Índia for business 2021 — O evento é organizado pela São Paulo Chamber of Commerce, a divisão de comércio exterior e relações internacionais da entidade, em parceria com o Consulado Geral da Índia. A atividade tem o objetivo de potencializar as oportunidades comerciais entre Brasil e Índia. Clique aqui para se inscrever.

25/5
16h30 — Ejef lança livro sobre experiências de adoção — A publicação foi organizada pela equipe da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), com depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela acolhida de vínculos afetivos não biológicos. Clique aqui para acompanhar o lançamento da obra. 




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 6 de maio de 2021, 8h44

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 14/05/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.