Consultor Jurídico

Direito remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

4/5
9h — Pandemia e Direito Imobiliário — Homenagem a Sylvio Capanema — O advogado André Abelha, sócio de Wald, Antunes, Vita e Blattner Advogados participa do seminário online e será moderador no painel "Pandemia, boa-fé e negócios imobiliários: quais são os impactos na prática?". Clique aqui para se inscrever.

9h — 1º seminário sobre internacionalização e normas extra-estatais — Evento promovido pela Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie tem como objetivo discutir regras e leis que não estão previstas na legislação, mas que fazem parte do cotidiano de diversas pessoas e, em algumas situações, podem afetar decisões judiciais. Clique aqui para se inscrever.

10h — La ruta digital en la relación China-América Latina: Proyecciones — O evendo da FGV Rio terá como convidado especial o atual diretor do Centro de Estudios Latinoamericanos sobre China de la Universidad Andrés Bello, Fernando Reyes Matta. O especialista chileno, que já foi assessor internacional do presidente Ricardo Lagos, de 2000 a 2006, e embaixador na China de 2006 a 2010, participarde um debate com o professor Evandro Menezes de Carvalho e do pesquisador do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, Daniel Veras. Clique aqui para se inscrever. 

10h30 — 17º encontro de associados do Cesa do Ceará — Evento discutirá a nova Lei de Licitações. Os advogados Tiago Asfor Rocha Lima, presidente do Cesa cearense e sócio do RMS Advogados, e Matheus Teodoro R. Santos, coordenador do Comitê de Direito Administrativo e Regulatório da entidade e conselheiro da Agência Reguladora do Ceará (Arce), serão moderadores do evento. A palestra será de Floriano de Azevedo Marques, professor titular e diretor da Faculdade de Direito da USP, e o debate conduzido pelo desembargador do TRF-5 Leonardo Carvalho. Clique aqui para acompanhar. 

11h — Projeto de reforma do Código Penal — O Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados (IEJA) promove webinar sobre “Responsabilidade penal da pessoa jurídica: análise crítica do projeto de reforma do Código Penal” com bate-papo online que terá a participação do ministro Néfi Cordeiro, aposentado do STJ, juntamente com Fabiane Oliveira, presidente do IEJA e os advogados criminalistas Daniel Gerber, professor e membro do Instituto de Garantias Penais e do Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais e Gabriel Freire Talarico, sócio fundador do escritório Freire & Malafaia Advocacia. Clique aqui para assistir, e aqui para mais informações.

18h — O Direito das empresas em dificuldade — O Núcleo de Estudos de Direito de Empresa e Arbitragem (NDEA) da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV promove evento que terá a participação do ministro do Superior Tribunal de Justiça Ricardo Cueva; e da juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo Renata Mota Maciel. As discussões serão mediadas pelo professor Márcio Souza Guimarães. Clique aqui para se inscrever. 

18h — Orçamento da União — Kiyoshi Harada, presidente do IBDAFT, faz uma análise do orçamento da União que sintetiza a definição das prioridades de gastos do governo e das formas como os recursos necessários para custear essas prioridades serão arrecadados por meio de tributos. Com o jornalista Walter Ciglioni. Clique aqui para assistir.

5/5
14h — Novos desafios para o financiamento do setor de água e saneamento no Brasil — Evendo da FGV Educação Executiva terá a participação do departamento de Crédito-Saneamento Ambiental do BNDES, Laura Bedeschi Rego de Mattos; e do chefe do departamento de Parcerias Público-Privadas do BNDES, Guilherme da Rocha Albuquerque. A mediação será feita pelo pesquisador sênior, Edson Gonçalves. Clique aqui para se inscrever. 

17h — O papel do Cade e a livre concorrência no Brasil — A Aasp promove seminário que terá como expositores Alexandre Barreto de Souza (presidente do Cade), Luiz Augusto de Azevedo Almeida Hoffmann (conselheiro do Cade) e Viviane Girardi (presidente da Aasp). Clique aqui para se inscrever. 

19h30 — A importância da aplicação das melhores práticas de gestão para escritórios de advocacia — A Aasp promove webinar gratuito com a participação de Marco Livoti, Juliana Tchani e Alessandro Lodi. O objetivo do evento é abordar noções básicas de gestão de um escritório de advocacia, que tipicamente não estão no currículo da faculdade de Direito, com a finalidade de dar rentabilidade e eficiência à prática jurídica do escritório. Clique aqui para se inscrever. 

4/5 e 5/5
9h — 1º Congresso sobre Direitos Humanos e empresas — O evento da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie é dedicado a alunos e ao público externo. As discussões abordam a responsabilização das empresas por violações aos Direitos Humanos, a implementação e a atualidade da temática ESG, os desafios para empresas com objetivos de desenvolvimento sustentável na Agenda 2030 e os dez anos da implantação dos Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos. As inscrições estão abertas até o dia 30/4. Clique aqui para se inscrever.

5/5
9h — Melhores do ESG: Repensando o valor de tudo — O sócio na área Ambiental do Felsberg Advogados, Fabrício Soler, irá moderar nesta quarta-feira (5) o painel "Modais Sustentáveis: Tornando o Deslocamento mais Eficiente" que faz parte do evento promovido pela revista Exame. Clique aqui para acompanhar. 

10h — Desigualdade social e trabalho em plataformas: como resolver essa equação — O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP realiza evento para discutir as principais questões regulatórias e econômicas envolvendo a proteção e a seguridade social de quem trabalha em plataformas digitais. A proposta é identificar quais seriam possíveis instrumentos e soluções, dentro e fora do Direito, tomando como ponto de partida o debate em torno das desigualdades sociais. Clique aqui para se inscrever. 

6/5  13/5  20/5 e 27/5 
10h30 — Ciclo de webinários debaterá experiências práticas em concessões e PPPs —
  Iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) terá  quatro encontros semanais e contará com a participação especial do Presidente do Brasil (1995-2002) Fernando Henrique Cardoso. As atividades, gratuitas, são direcionadas a servidores municipais e estaduais dos órgãos fiscalizados pela Corte de Contas paulista, advogados, acadêmicos de Direito e demais interessados. Clique aqui para acompanhar. 

6/5
9h — A regulação das criptomoedas: Discussão sobre o Projeto de Lei 4.207/2019  — Evento da Aasp terá a participação de Victor Teixeira Nepomuceno, Camila Villard DuranTiago Severo, Reinaldo Rabelo e Paula Lima Oliveira. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Relação entre Brasil e Reino Unido — Clima, comércio e geopolítica —  O Iree promove evento com a participação da ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda; do deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM); do embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson; do presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice), o ex-embaixador do Brasil em Washington Rubens Barbosa; e do Presidente do Iree, Walfrido Warde. Clique aqui para acompanhar.

16h — Implicações das reformas de insolvência brasileiras — O encontro terá a participação de Thomas Benes Felsberg, sócio-fundador do Felsberg Advogados e do juiz James Peck, responsável pelo caso da Lehman Brothers em Nova York, e que apresentará também a suas perspectivas sobre o impacto da nova lei e das reestruturações recentes nos EUA e no Brasil. Clique aqui para se inscrever. 

16h30 — Proteção de dados e segurança da informação no mercado de valores mobiliários —  Evento promovido pelo  escritório Chediak Advogados terá a participação do diretor da CVM, Alexandre Costa Rangel. O encontro será conduzido pelos sócios do escritório Julian Chediak, especialista em mercado de capitais e valores mobiliários, e Cecilia Choeri, especialista em proteção de dados e compliance. Clique aqui para acompanhar. 

6/5 e 7/5
13h — 1º Congresso internacional de Direito Notarial e Registral — Felipe de Santa Cruz, presidente do Conselho Federal da OAB; André Abelha, presidente da Comissão Especial de Direito Notarial e Registral do Conselho Federal da OAB e sócio de Wald, Antunes, Vita e Blattner Advogados; Rachel Ximenes, presidente da Comissão Direito Notarial e Registros Públicos da OAB-SP; e Cláudio Marçal, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR)  participam do evento. O advogado André Abelha será também um dos debatedores do painel "Principais resoluções do CNJ nas atividades cartorárias" no dia 7. Clique aqui para se inscrever.

7/5
9h —  Projetos de Lei (PLs) nº 4.257/19 e nº 4.468/20 — O Núcleo de Direito Tributário do Mestrado Profissional da FGV Direito SP, no contexto da linha de pesquisa "Métodos Alternativos (ou Adequados) de Resolução de Controvérsias e o Direito Tributário: Limites e Desafios", realizará evento para discutir os projetos. Clique aqui para se inscrever. 

17h —  Autor em Foco —  Direito Constitucional com Virgílio Afonso da Silva — A abertura do evento ficará por conta de Lívia Gil Guimarães e a moderação com Solange de Oliveira Jacinto. Clique aqui para acompanhar.

10/5
14h — Desafios para as eleições de 2022 — O simpósio é promovido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Diamantina. O evento é virtual, gratuito e com certificado de 6 horas para inscritos que confirmarem presença nos painéis. Clique aqui para se inscrever. 

10/5 e 11/5
14h — Seminário cultura de paz e gestão de conflito — A Academia Brasileira de Métodos Adequados de Solução de Conflitos (Abmasc) organiza, em homenagem a seu presidente honorário Paulo Bonavides, um evento que visa valorizar o esforço e dedicação na busca da inclusão do direito à paz como categoria dos direitos fundamentais do ordenamento jurídico. A palestra de abertura será proferida pela ministra Cármen Lúcia, do STF. Clique aqui para se inscrever.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 4 de maio de 2021, 8h44

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 12/05/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.