Consultor Jurídico

Comentários de leitores

25 comentários

Perfeito

JCCM (Outros)

Perfeita exposição...
Concordo plenamente.
E o robô já atacou novamente a surrada ladainha plantada pela ideologia sectária de sempre.
Afora ser enfadonha e arrogante suas respostas a cada comentário postado, demonstra ser da turma do sujeito que se demitiu forçosamente de um programa semanal da TV Cultura por simplesmente não ter um mínimo de postura perante os convidados, sempre agindo como um espertalhão que fala o que quer, porém, não gosta de ouvir o que não quer, partindo para o xingamento.
Em todo lugar tem esse tipo, que se acha polemizador, quando não passa de um infeliz.

Observação

Afonso de Souza (Outros)

Se você a considerou perfeita então é porque ela está longe disso.
Acrescento que é falaciosa (como você) e ilógica.

Você não engana ninguém, soldadinho. A liberdade que lhe interessa é a dos seus corruptos de estimação.
Infeliz é quem te compra.

Lucidez e coragem

Rogério Taffarello (Advogado Sócio de Escritório - Criminal)

Excelentes reflexões. Lúcidas e corajosas palavras que merecem muitos cumprimentos.
Tomo a liberdade de adicionar que outro dos males desses tempos é o corporativismo, e o articulista foi muito feliz em, indiretamente, denunciar também isso, pois, se queremos avançar como instituições e como civilização, precisamos olhar também para erros graves do nosso próprio lado - vale para imprensa, e vale também para juízes, promotores e, inclusive, advogados. Espero que a magistratura e o MP percebam isso logo, sem o que não saberão corrigir os males atuais, e investigações importantes terão de ser novamente anuladas como consequências de seus excessos. E, sendo mais esperançoso, quem sabe um dia nosso sistema de Justiça criminal presuma de fato a inocência em vez da culpa, e a imprensa perceba a importância civilizatória desse princípio - ainda hoje poucos o percebem.
No mais, o comentário do Toron me fez lembrar de um artigo dele sobre de uns 20 anos atrás para a RBCCRIM, que por sua vez me recordou do doutorado - ironicamente orientado pelo Min. Barroso - da Dra. Simone Schreiber também sobre o tema da publicidade opressiva de casos penais. Ambos faziam críticas procedentes e propunham soluções, mas, como vemos, de lá para cá as coisas só pioraram... até quando?!?
Parabéns pelo texto e pela reflexão, Chaer prezado. Abs

Descrença

doniAssis (Administrador)

A mídia como sempre, sempre foi manipuladora de fatos e isto todo leigo sabe. O q se trouxe de diferente hoje não são as fakes somente, e sim a transparência através de vídeos e provas concretas pelas redes sociais, escancarou a imundície dos bastidores da mídia e da politica. Realmente olham no povo como se eles não tivessem capacidade de discernimento entre o certo e errado, como se todos realmente fossem um gado ou um burro. A maldade se materializou e todos agora tem senso critico e oportunidades de desabafar. O STF rasgou a constituição e os nobres juristas sabem muito bem disso. alguns se escondem no ativismo militante e como ainda tem poder querem nos fazer de tolos. Existe sim a lava jato e o lavajatismo, mas o pior que ainda existem aquele q admiram Ministros do STF QUE ABUSAM DO PODER, criam leis, rasgam a constituição, são verdadeiros militantes, e ainda são terrivelmente denunciados e nada acontece. Podem sim abusarem do poder mas nunca nos calarem!

Assino embaixo

Rejane G. Amarante (Advogado Autônomo - Criminal)

Concordo com o inteiro teor do comentário de doniAssis.

Os "crimes" da Lava Jato

Afonso de Souza (Outros)

Do período em que atuou, quase R$ 5 bilhões foram devolvidos aos cofres públicos por meio de 209 acordos de colaboração e 17 acordos de leniência, nos quais se ajustou a devolução de quase R$ 15 bilhões.

As provas obtidas e compartilhadas com outros órgãos, como TCU, AGU, Receita, entre outros, possibilitaram o desenvolvimento de trabalhos em diversas outras frentes, contribuindo para a descoberta de outros crimes ou ações ilícitas.

Foram colhidos materiais e provas que embasaram 130 denúncias contra 533 acusados, gerando 278 condenações, entre as quais a do corruPTo notório.

A Lava Jato é um divisor de águas no combate à corrupção no Brasil. Viva a Lava Jato!

Vergonha e cinismo

Adir Campos (Advogado Autônomo - Administrativa)

1. A Lava Jato foi um circo montado pela mídia e por setores conservadores - os mesmos que sempre se calaram diante da congênita corrupção brasileira - para enjaular Lula e humilhá-lo o mais que pudessem. Por isso repetem freneticamente o bordão "luladrão" e "não-tenho-bandido-de-estimação".
2. É claro que precisavam prender e condenar empresários e outros políticos corruptos , mas o objetivo da Lava Jato, ainda assim, era mostrar à opinião pública "o-que- a quadrilha-do-PT-fez-com-a-Petrobras". De nada adiantou, à época, lembrar entrevistas de Paulo Francis mostrando que todos os acusadores-circenses sabiam das bandalheiras na estatal desde pelo menos os anos 90.
3. O objetivo, portanto, não era moralizante, como pensa a ingênua classe média. Como esses setores estavam apanhando feio nas urnas, e depois de quatro surras consecutivas nas urnas (2002, 2006, 2010 e 2014) para a coalizão comandada pelo PT, a direita e sua ampla articulação, precisava completar o impeachment de Dilma com a prisão de Lula e tirá-lo do jogo. Moro foi um joguete deles, até cair em desgraça.
4. Rede Globo, Folha e a direita não-bolsonarista não contavam que esse movimento contra o "perigo vermelho" fosse desembocar na extrema-direita miliciana de Bolsonaro, que faz apologia ao AI-5, agride jornalista e prega o fechamento da cúpula do Judiciário.
5. Ocorre que o desastre social, político e econômico que se avizinha a passos largos talvez sirva de lição para esses que, desde o suicídio de Vargas em 54, não perderam a vergonha e o cinismo de conspirar contra a democracia e os direitos fundamentais das classes pobres sempre que não podem deter o avanço da esquerda pelo voto legítimo das urnas.

Seus?

Afonso de Souza (Outros)

Eu duvido que você mesmo acredite nessas bobagens aí, soldadinho...

Comentário 2

Afonso de Souza (Outros)

Conversa fiada!

A verdade é que muita gente apoiava a Lava Jato até o dia em que ela alcançou Lula e outros peixes graúdos. Desse dia em diante, esses apoiadores viraram críticos e inimigos da Lava Jato e ainda dizem que a operação era seletiva.

Lava jato foi uma farsa?

Rogério Brodbeck (Advogado Autônomo - Civil)

Quer dizer que os bilhões devolvidos ao erário de forma espontânea por alguns dos réus na OLV nada mais foi de que um gesto de benemerência para com o Tesouro Nacional...???

R.I.P. quarto poder !

Rinaldo Araujo Carneiro - Advogado, São Paulo, Capital (Advogado Sócio de Escritório - Empresarial)

As peças publicitárias tão caríssimas quanto suspeitas, as campanhas milionárias dos "parceiros" no governo, minguaram.
E assim caem um a um, falindo, os jornalões (já vão tarde) e aquela outrora poderosa e endividada TV (já vai tarde).
Um Viva! para a internet, e minhas reverências à lavajato !

Por onde andas?

Alessandra Firmo de Abreu (Advogado Assalariado)

"Liberdade de imprensa vira REFÉM do jornalismo populista", traz uma reflexão muita acertada. A pobre Liberdade de Imprensa ...refém há muitos anos e subserviente às manipulações humanas.
Pobre Liberdade de Imprensa!! Por onde andas?
Tudo que foi exposto nesta matéria poderia ser aplicado a qualquer momento de nossa história tupiniquim pós Constituição/88. O erro está em achar que o sequestro é algo ligado exclusivamente a um dado momento, e que o sequestrador veste verde e amarelo. A Liberdade de Imprensa está amordaçada e jogada nos porões sombrios da ganância humana.

Assino embaixo

Rejane G. Amarante (Advogado Autônomo - Criminal)

Concordo com o inteiro teor do comentário da Dra. Alessandra Firmo de Abreu.

Não esqueçam da Itália

Kelder Paes (Contabilista)

O movimento que estamos vendo hoje, com o desmanche da LAVA JATO, não se trata de retratação ou correção dos seus excessos, estamos vivenciando a história sendo escrita e que nos dará muita vergonha no futuro, já que caminhamos para um novo episódio da Operação Mãos Limpas.
Claro, muito mais bem articulado e com engajamentos ministeriais.
Mas o melhor é ver um conteúdo como esse que gera tantas discordâncias, criticando o combate a corrupção com tantas afirmações “verdadeiras“ criticando quem pensa diferente, ou seja, você está sendo exatamente o que está criticando...

Jonalismo Populista x Jornalismo Penalista Pago

hugoflavio (Advogado Autônomo - Consumidor)

A defesa das garantias é confundida com a permissão de ser bandido.

Se tudo fosse mentira....

Ezac (Médico)

Por que tantos entregaram o ouro? Se tudo era mentira? Desculpe, mas nunca no Brasil, tantos foram pegos roubando e tendo de devolver o produto do roubo. Só o aparelhamento da justiça justifica o apedrejamento da lava jato ( que aliás nunca houve segundo a dra.? )

Comentário

Afonso de Souza (Outros)

A associação forçada entre liberdade de imprensa e populismo no jornalismo não é apenas absurda, é ilógica.

Absurda é essa campanha contra a Lava Jato, a maior e mais bem sucedida (de longe!!) operação anti-corrupção "na história deste país".

Isenção

Rejane G. Amarante (Advogado Autônomo - Criminal)

Tenho uma amiga jornalista, muito inteligente e de vasta cultura geral, que diz que o jornalismo tal como o conhecemos precisa morrer. Ela trabalhou em veículos de porte da mídia tradicional (jornais, revistas) e foi âncora em telejornal de emissora conhecida. Há muitos anos, ingressou no serviço público após ser demitida justamente por conflitos com seus empregadores sobre a forma como apresentar a notícia (ou ocultá-la). O fato é que a Lava Jato revelou a dimensão da corrupção em todos os setores, inclusive a mídia tradicional. Revelou também a importância da isenção em todos os setores, isto é, do comprometimento com a própria função quando em confronto com interesses de todo o tipo (vaidade, amizade, afeto, conforto material, poder, etc.). Nesse sentido, pertinente a "dúvida metódica" do grande público em relação aos "combatentes da corrupção" e dos investigados. Setores que movimentam bilhões de reais e dólares são suspeitos por natureza, esse é o ponto. A Lava Jato não foi um caso isolado, antes dela ocorreram o Banestado, a Satiagraha e a Castelo de Areia. Alguns "atores"coincidem nessas operações, seja no "elenco" dos investigados, seja no "elenco" dos investigadores. Sim, a Academia nos deve estudos sobre a Lava Jato e também sobre as operações que lhe antecederam, assim como sobre as leis e emendas constitucionais aprovadas desde a promulgação da Constituição de 1988. A quem serviram? Um acusado pode ser absolvido por ser inocente, mas deveria explicar as pilhas de dinheiro apreendidas, física e virtualmente. Principalmente um acusado que viu muitos de seus colaboradores próximos serem condenados no Mensalão.

Interessante descobriu a inutilidade da Imprensa!!!

R.A.R (Advogado Autônomo - Administrativa)

Lula é inocente, o pt não se tornou uma máquina de fazer dinheiro público. Tudo foi armado apenas para retirar Lula e eleger Bolsonaro e outros. É fantástico que sejamos tão cegos, diante da verdade. Enfim, viva a corrupção, viva ao inocente Lula e aos acusados. Realmente, tudo foi uma farsa, ninguém desviou nada do erário brasileiro, tudo ilusão ótica feita por uma imprensa marrom que queria mudar o país e tirar o Lula. Estou bastante feliz de descobrir tudo isso, então agora vamos apoiar a nova imprensa séria que surgiu para mostrar a grande farsa, viva a "The Intercept Brasil" que nos abriu os olhos, sem ela estariamos sendo enganados para sempre e o Lula estaria preso. A corrupção agradece por libertar seu grande incentivador, o pai dos pobres e homem mais honesto que Jesus.
Bom, entendi tudo, não foi? Violaram o devido processo legal, através das notícias sobre a lavajato e pela alegria de se ver poderosos e empresários corruptos presos, nos libertaram o grande mal, Moro, que traiu o povo duas vezes, uma ao condenar o Lula e outra como ministro por trair seu presidente. Dicotomia fantástica, ao condenar Moro, de parcial, como fica sua denúncia de Bolsonaro intervir na PF, fantasia também? Ilegal como ele agiu com Lula??
É precisamos ter um norte confiável, afinal se o mal foi a lavajato ou Moro??? Ou a "República de Curitiba"???? Quando a imprensa mentiu de verdade????? Bom, tudo isso ainda falta esclarecer, quem sabe aqui conseguiremos finalmente descobrir, aguardemos os próximos eventos....

A Farsa

José Ribas (Advogado da União)

Evidente a farsa da LV. Esses (des)servidores públicos devem pagar pelo que fizeram ao país a título de um moralismo de goela. Pagar em $$ e em prisão

Comentar

Comentários encerrados em 11/05/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.