Aplausos da advocacia

Jurista José Afonso da Silva completa 96 anos e recebe homenagens

Autor

1 de maio de 2021, 15h48

O jurista, professor e especialista em Direito Constitucional José Afonso da Silva completou 96 anos nesta sexta-feira (30/4) e foi homenageado em um evento virtual, promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Comissão de Direito Constitucional e Instituto Iberoamericano de Direito Constitucional. 

Reprodução/YouTube
Reprodução/YoutubeConstitucionalista José Afonso da Silva completa 96 anos e recebe homenagens

O primeiro discurso foi do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, que destacou a "paixão e generosidade" com que o constitucionalista se dedicou à Ordem. "Temos muita gratidão por sua trajetória e sei que falo em nome de toda a advocacia", afirmou.

O presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho, chamou José Afonso da Silva de "maior constitucionalista do país". "É o momento de celebrar esse grande jurista. São 96 primaveras dedicadas a ajudar o próximo, a defender o Estado Democrático de Direito".

Lenio Luiz Streck, jurista e colunista da ConJur, disse que "homenagear alguém que escreveu os livros com os quais nos formamos é um encontro com a História". Ele destacou as realizações de José Afonso da Silva pelo país, pelo Direito e pela democracia. "José Afonso é um grande professor e grande cidadão brasileiro".

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Sepúlveda Pertence fez uma "saudação de amigo" a José Afonso da Silva e disse ser "leitor fervoroso" das obras do constitucionalista. "José Afonso é uma figura singular, sobretudo por sua simplicidade. É um homem afável. Deixo meu agradecimento por tudo que lhe devo como jurista e como amigo", disse.

Emocionado, José Afonso da Silva agradeceu a homenagem e lembrou do início da carreira. "Entrei na faculdade como alfaiate e trabalhei como alfaiate até o segundo ano do curso. Fiz meu próprio terno de formatura", disse. O jurista também se emocionou ao recordar do pai, quase analfabeto, orgulhoso do filho formado em Direito: "Tive uma vida muito boa e simples".

Também discursaram no evento a advogada e integrante do IPPC Ana Beatriz Presgrave, o advogado Ruy Samuel Espíndola, o presidente do Instituto Iberoamericano de Direito Constitucional Diego Valadés, além dos juristas Domingo Garcia Belaunde e José Palomino Manchego (ambos do Peru) e Clèmerson Clève.

Clique aqui para ver o evento

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!